Home » Cultura » Artes Plásticas » Ciclo de exposições reúne acervo de 50 artistas dos países lusófonos

Ciclo de exposições reúne acervo de 50 artistas dos países lusófonos

Mário Cesariny, Alberto Trindade, Paulo Ossião, Laranjeira Santos, Moisés Preto Paulo, David Levy Lima, Lívio de Morais e Júlio Quaresma são alguns dos 50 artistas com obras doadas para a realização de exposição inédita promovida pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e que visa promover a recolha de fundos para a viabilização de projetos para erradicar a fome nos nove países de Língua Portuguesa. De sublinhar que a obra de Mário Cesariny foi doada por Alberto Trindade, um dos discípulos do artista.

A primeira exposição decorrerá no Torreão Poente da Praça do Comércio, entre os dias 14 e 31 de maio. Em junho segue para o Estoril (Centro de Congressos do Estoril, de 24 a 25 de junho), prevendo-se continuar para outras cidades do país como Santarém e Faro e, também, em digressão internacional, até ao final do ano.

O acervo que integra esta exposição é composto fundamentalmente por telas, esculturas, cerâmicas e tapeçarias mas também por fotografia, incluindo as dez fotos vencedoras de um concurso de fotografia digital promovido online.

Com esta exposição, e com as que se seguirão, pretende-se valorizar o acervo, dando-lhe notoriedade e currículo para poder ser leiloado, em 2016. No decorrer das exposições, as peças estarão devidamente identificadas e com um preço estabelecido pelo artista e pela campanha e, se forem vendidas, o artista compromete-se a repor o acervo com outra peça da sua autoria. Sobre esta segunda peça, o autor doa 30% à campanha “Juntos Contra a Fome”. Todas as peças com que o acervo começa são totalmente doadas à campanha, com direitos de imagem incluídos.

Os recursos obtidos com a venda direta ou em leilão das peças de arte doadas a favor da Campanha “Juntos Contra a Fome” vão permitir a implementação dos projetos selecionados que promovem o investimento na agricultura familiar sustentável e a proteção social de pessoas afetadas pela fome nos Estados membros da Comunidade.

No âmbito da campanha já foram desenvolvidas outras iniciativas como foi o caso da Corrida “Juntos Contra a Fome”, realizada em novembro do ano passado, em Cascais.

De acordo com o Diretor de Cooperação da CPLP, Manuel Clarote Lapão, «continuamos a apostar em iniciativas que valorizem a CPLP num todo, através das artes, do desporto, e outras, sempre com o intuito de acrescentar valor, seja para a língua portuguesa seja para os projetos que visam alcançar os objetivos da campanha “Juntos Contra a Fome” e dos projetos nela incluídos».

Calendário da Exposições “Juntos Contra a Fome!”:

De 14 a 31 de maio – Torreão Poente da Praça do Comércio, Lisboa
Horários: De segunda a sexta, das 14h30 às 18h30 /sábados, das 11h00 às 16h00

De 24 a 25 de junho – Centro de Congressos do Estoril
Horários: Das 14h30 às 18h30

Entrada gratuita

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.