Site icon Ipressjournal

Cidade de Braga eleita Melhor Destino Europeu em 2021

Cidade de Braga eleita Melhor Destino Europeu em 2021

A cidade de Braga foi eleita como “Melhor Destino Europeu de 2021” pela “European Best Destinations”, organização promotora do turismo no espaço europeu.

A notícia foi recebida “com grande satisfação” pelo presidente do Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins, que se congratulou com a eleição, sublinhando que “é assim que a região mantém bem viva a sua notoriedade e assegura a sua posição, muito privilegiada, na preferência dos turistas nacionais e internacionais”. Este tipo de distinções “permitem acreditar que no pós-pandemia o destino Porto e Norte voltará muito rapidamente ao lugar que já tinha conquistado no panorama do turismo mundial”.

Cidades como Paris, Roma, Viena, Florença, Capri e Capadócia estavam entre os 20 finalistas, mas a escolha, realizada por votação digital pelo público, acabou por recair na Capital do Minho. A organização tinha colocado a cidade de Braga entre os finalistas por ser um dos destinos europeus com maior crescimento turístico na Europa, assim como ter sido uma cidade que rapidamente implementou diversas medidas de saúde pública para proteger a sua população contra a pandemia de Covid-19 e, inclusivamente, foi mencionada pela OCDE como exemplo de boas práticas nesta matéria. A estes fatores juntam-se o desenvolvimento sustentável do turismo em Braga e a distinção, pela Comissão Europeia, como uma das cidades com melhor qualidade de vida e mais felizes da Europa.

Em 2020 Braga tinha ficado em segundo lugar e este ano foi a única cidade portuguesa a constar do lote de 20 finalistas. Braga é marcada por uma imensa riqueza patrimonial, onde se destaca o Santuário do Bom Jesus, recentemente elevado à categoria de Património Mundial da Humanidade pela Unesco. Na cidade dos arcebispos, como também é conhecida, está também o Mosteiro de Tibães, casa-mãe dos beneditinos. O destino é ainda reconhecido internacionalmente pela sua gastronomia, pela força da sua universidade e por ser porta de entrada para o Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Partilhe:
Exit mobile version