Home » Breves » “Cinemalogia – Da Ideia Ao Filme” em Coimbra
Cinemalogia - Da Ideia Ao Filme | img: caminhos.info

“Cinemalogia – Da Ideia Ao Filme” em Coimbra

Nos próximos dias 5 e 6 de Abril, o curso “Cinemalogia – Da Ideia Ao Filme” continua com o módulo Realização 1 – Planeamento e Meios de Produção, leccionado por Nuno Portugal, no Colégio de São Jerónimo, Universidade de Coimbra.

A rodagem ou “produção” de um filme, no sentido mais estrito do termo, corresponde à fase de realização de um filme ou produto audiovisual em que são produzidos os sons e as imagens base que irão compor a obra final. Neste bloco, os módulos de formação incidirão sobre a Realização e a captação de Imagem e Som, abarcando conhecimentos e competências técnicas e artísticas desde a organização da “mise-en scène” à iluminação, passando pelo equipamento de registo de imagem e de som.

A articulação entre os módulos deste bloco permitirá aos formandos produzirem, a partir da planificação efectuada na Pré-produção, os materiais que serão depois trabalhados na Pós-produção, dando origem à sua curta-metragem.

Neste módulo deverão ser abordados temas relacionados com a fase de pré-produção/produção de um filme, planificação das filmagens (plano de trabalho e levantamentos), organização e adaptação do orçamento às necessidades reais do momento, localização de décores, decoração e guarda-roupa, caracterização de personagens, organização de equipa técnica e artística. Em suma deverão ser reunidas todas as condições para que as filmagens possam iniciar-se da melhor forma.

Consequentemente deverão abordar-se temas directamente relacionados com as filmagens, gestão de prioridades e imprevistos (questões meteorológicas, atrasos, adaptação constante do plano de trabalho às necessidades). Serão apresentados e analisados casos práticos (excertos de filmes e making-of de filmagens).

Partilhe:
Nos próximos dias 5 e 6 de Abril, o curso “Cinemalogia – Da Ideia Ao Filme” continua com o módulo Realização 1 – Planeamento e Meios de Produção, leccionado por Nuno Portugal, no Colégio de São Jerónimo, Universidade de Coimbra. A rodagem ou “produção” de um filme, no sentido mais estrito do termo, corresponde à fase de realização de um filme ou produto audiovisual em que são produzidos os sons e as imagens base que irão compor a obra final. Neste bloco, os módulos de formação incidirão sobre a Realização e a captação de Imagem e Som, abarcando conhecimentos e…

Review Overview

User Rating: 4.7 ( 2 votes)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.