Home » Desporto » Competições » Circuito Mundial de Bodyboard APB na Praia Grande
Circuito Mundial de Bodyboard APB na Praia Grande
Circuito Mundial de Bodyboard APB na Praia Grande

Circuito Mundial de Bodyboard APB na Praia Grande

Potugal volta a ser palco de mais uma jornada do Circuito Mundial de Bodyboard APB, com o Sintra Portugal Pro, que terá lugar na Praia Grande de 13 a 18 de Setembro.

Organizado pela primeira vez pela Associação de Bodyboard e Surf da Costa de Sintra (ABSCS), com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, a prova conta com cerca de 140 atletas originários de mais de 20 nacionalidades nas categorias Open, Feminino, Junior e na variante DropKnee (DK).

O Sintra Portugal Pro distingue-se, por ser a única paragem do Circuito Mundial a organizar todas as categorias e o Dropknee, conforme explica João Campos, presidente da ABSCS: “O Sintra Portugal Pro é uma prova com enorme prestígio no Circuito Mundial da APB, pela sua antiguidade mas também pela particularidade de termos aqui todos os escalões sancionados no circuito mais o Dropknee. Este ano, pela primeira vez, com a organização a cargo da ABSCS, quando no passado era organizado pela Federação Portuguesa de Surf, mas contamos com o inestimável apoio da autarquia e com a estrutura nuclear que nos últimos 20 anos tem feito desta etapa uma das mais conceituadas do bodyboard internacional.”

Sintra marca também a abertura da temporada europeia, com mais duas provas em Portugal, Nazaré e Viana do Castelo, e uma na Gran Canária.

Acerca da dimensão desta prova, João Campos revela que o objectivo da experiente máquina por detrás desta organização é, tão somente, manter o nível dos últimos anos: “Esta é, como disse, uma das mais emblemáticas provas da história do bodyboard mundial e queremos defender esse património. A meta é fazer deste campeonato um dos maiores eventos desportivos de ondas da Europa em 2016, aproveitando da melhor maneira a tradição na Praia Grande com o facto de termos aqui alguns dos melhores atletas do Mundo.”

Entre os nomes já confirmados para o Sintra Portugal Pro, destaque para o campeão em título da prova, Pierre Louis Costes, que está na corrida pelo segundo título mundial da sua carreira, foi campeão do Mundo em 2011. Pierre, bodyboarder francês que vive em Portugal há 6 anos, já venceu em Sintra duas vezes e foi finalista outras tantas, pelo que é, mais uma vez, um forte candidato à vitória no campeonato.

Falando de campeões do Mundo também estará na Praia Grande Jared Houston, sul-africano campeão mundial em título, a campeã mundial feminina, Alexandra Rinder, das Canárias, assim como Dave Hubbard 6 vezes campeão mundial de Dropknee, entre outros, com novas inscrições a poderem ser efectuadas até 12 de Setembro, véspera da prova.

Dos portugueses, no open, podemos contar com as presenças do campeão nacional Hugo Pinheiro, assim como os internacionais Manuel Centeno e António Cardoso, para citar apenas alguns, sabendo-se que esta prova é, historicamente, o ponto alto do calendário competitivo dos bodyboarders nacionais.

Na competição feminina, a campeã nacional e europeia Joana Schenker e a campeã mundial ISA Teresa Almeida também marcarão pontos nas ondas da Praia Grande, assim como todo o “top” nacional feminino.

O Sintra Portugal Pro é a quinta etapa do circuito mundial Open, a segunda do Circuito Mundial feminino e a única confirmada do circuito mundial de Dropknee.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.