Home » Cultura » Geral » Claudia Clemente apresenta novo Livro “A Preto e Branco”
Claudia Clemente apresenta novo Livro "A Preto e Branco"
Claudia Clemente apresenta novo Livro "A Preto e Branco"

Claudia Clemente apresenta novo Livro “A Preto e Branco”

O Espaço Espelho D’Água em Belém, Lisboa, inaugura a 7 de Junho, a exposição fotográfica de Claudia Clemente, com apresentação no mesmo dia, do novo Livro da autora, “A Preto e Branco”.

Claudia Clemente é Licenciada em Arquitectura pela FAUP – Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (1995) exerceu, entre 1995 e 2001, em ateliers de Barcelona, Lisboa e Porto, e por conta própria, entre 2001 e 2005 (Ubiquidade – Arquitectura e Multimédia, sócia – fundadora). Cursou Realização Cinematográfica pela Escola Micro Obert, Barcelona (1996 – 97), Escrita de Argumentos para longas-metragens pela Gulbenkian / London Film School (2006) e realização cinematográfica pela Restart (2005 – 07).

Foi responsável pela produção de argumento, storyboards, realização, direcção de arte, montagem e (na maioria dos casos) produção dos seus próprios filmes, tendo estes sido exibidos em Portugal, no Brasil, no Uruguai, na Índia, em Cuba e em Itália, e premiados em diversos festivais.

Foi professora assistente convidada na Universidade da Madeira, leccionando Visual History no Mestrado de Tecnologias de Entretenimento da U. Carnegie Mellon (2010).

Os seus contos foram editados em revistas, jornais e antologias de Portugal, Espanha e Itália, tendo publicado o seu primeiro livro de contos, „O Caderno Negro“, em 2003, pela editora Tinta Permanente. Em Novembro de 2010 edita „A Fábrica da Noite“, o seu segundo livro de contos.

Em 2015 escreve „Londres“, peça vencedora do Grande Prémio de Teatro da Sociedade Portuguesa de Autores / Teatro Aberto 2011, posteriormente publicada numa co-edição Sociedade Portuguesa de Autores / Impresa Nacional – Casa da Moeda, em 2012. Em 2014 publica o seu primeiro romance, „A Casa Azul“, adaptado para telefilme em 2016. „O dia em que as cartas pararam“ teve adaptação e realização também da sua autoria, e estreia no dia 21 Maio de 2017, na RTP2.

Desenvolve, desde 2010, um projecto fotográfico de auto- retratos, „Playing with myself“. O seu trabalho fotográfico é apresentado com regularidade desde 2014: Galeria Artinzo, Lisboa (2014); MIRA Forum, Porto (2015); CCC Cooperativa de Comunicação e Cultura, Torres Vedras (2015), CAAA, Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães (2015); „I Mostra Anual da Colecção Acervo“, ISEG Lisbon School of Business and Management (curadoria: Acervo – Arte Contemporânea) (2016); Centro Municipal da Cultural de Ponta Delgada, Ponta Delgada (2017).

Encontra-se neste momento a preparar a publicação do seu próximo livro de contos „A Preto e Branco“, que contará com ilustrações de Sérgio Condeço, Luís Manuel Gaspar, Edgar Pêra, Bruno Leal, Cristina Troufa e Ricardo Castro.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.