Site icon Ipressjournal

Cobertura 5G em Portugal acima da média europeia

Cobertura 5G em Portugal acima da média europeia

Miguel Almeida presidente executivo da NOS

Um ano após ter sido a primeira operadora a disponibilizar a rede 5G aos seus clientes, a NOS cobre hoje mais de 85% da população portuguesa com a nova geração de comunicações móveis, tendo mais de 3200 antenas instaladas, naquela que é a maior rede 5G a nível nacional.

Apesar de Portugal ter sido o penúltimo país da União Europeia (EU) a disponibilizar a quinta geração de comunicações móveis, neste momento, a sua cobertura nacional já se encontra acima da média da UE (72%), segundo o mais recente relatório do Observatório 5G da Comissão Europeia, publicado em outubro. Segundo o mesmo relatório, Portugal tem também a 7ª rede 5G mais rápida da EU, à frente de países como França, Alemanha e Espanha, entre outros.

Miguel Almeida, CEO da NOS, sublinha que: “A NOS sempre disse que iria liderar o 5G, entregando mais valor aos clientes e ao País, e abrindo caminho para mais inovação, competitividade e sustentabilidade. Não só fomos quem mais investiu no leilão, como lançámos a tecnologia 5G no mesmo dia em que obtivemos as licenças. Este compromisso e capacidade de entrega refletem-se na cobertura e velocidade da nossa rede, mas também nas parcerias que estabelecemos e nos projetos inovadores que implementamos. É com enorme orgulho que vemos tudo o que conquistamos ao longo do último ano, e que sabemos ter contribuído decisivamente para colocar Portugal no top 10 da União Europeia em matéria de 5G”.

Nos últimos dois anos, a NOS realizou um investimento de 350 milhões de euros em 5G, que se reflete em grande parte na velocidade e resiliência da sua rede, 30% mais rápida do que a média nacional, segundo dados da Ookla® – líder global em aplicações de teste de rede fixa e móvel, dados e análises.

De forma a levar o 5G a todos, a NOS incentivou a experimentação gratuita desde o primeiro dia, mantendo a oferta disponível até 15 de janeiro de 2023. Ao mesmo tempo, investiu numa abrangente gama de smartphones 5G, permitindo a democratização deste tipo de equipamentos. Hoje, três em cada quatro smartphones vendidos na NOS, já são 5G.

Por forma a potenciar a transformação digital e desenvolvimento económico impulsionados pelo 5G, a NOS lançou em julho deste ano, o centro de inovação e cocriação NOS Hub 5G, num investimento de 1,8 milhões de euros. O compromisso com o ecossistema de inovação nacional foi também reforçado com o investimento em 5 startups portuguesas, através do Fundo NOS 5G: Reckon, Knok, Kit-AR, DIDIMO e MindProber.

Ao longo dos últimos meses, a NOS lançou também uma série de projetos para testar a capacidade do 5G nas várias áreas da sociedade, como o Primeiro Hospital, a Primeira Escola, o Primeiro Porto ou o Primeiro Estádio, e fez a primeira demonstração de condução autónoma em 5G, no âmbito do projeto internacional MOBIX. Numa ação pioneira em Portugal, realizou o primeiro holograma internacional em 5G, teletransportando o realizador do filme Top Gun: Maverick para Lisboa, para um encontro com a imprensa nacional.

No ano em que celebrou 30 anos de presença nas Regiões Autónomas, a NOS reforçou o seu compromisso com o desenvolvimento da Madeira e dos Açores, investindo fortemente para levar o 5G a todas as ilhas. Na Madeira, celebrou um Protocolo de colaboração com o Governo Regional, com foco na entrega de soluções em 6 áreas críticas: Saúde, Educação, Proteção Civil, Mar, Transportes e Turismo.

Apostada em tornar as cidades portuguesas cada vez mais preparadas para o futuro, ao longo do último ano, a NOS ajudou municípios como Matosinhos, Pombal ou Barreiro, a adotarem soluções de smart cities potenciadas pelo 5G, acelerando a sua transição digital e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos.

Partilhe:
Exit mobile version