Home » Economia » Empresas » Cobertura 5G em Portugal acima da média europeia
Cobertura 5G em Portugal acima da média europeia
Miguel Almeida presidente executivo da NOS

Cobertura 5G em Portugal acima da média europeia

Um ano após ter sido a primeira operadora a disponibilizar a rede 5G aos seus clientes, a NOS cobre hoje mais de 85% da população portuguesa com a nova geração de comunicações móveis, tendo mais de 3200 antenas instaladas, naquela que é a maior rede 5G a nível nacional.

Apesar de Portugal ter sido o penúltimo país da União Europeia (EU) a disponibilizar a quinta geração de comunicações móveis, neste momento, a sua cobertura nacional já se encontra acima da média da UE (72%), segundo o mais recente relatório do Observatório 5G da Comissão Europeia, publicado em outubro. Segundo o mesmo relatório, Portugal tem também a 7ª rede 5G mais rápida da EU, à frente de países como França, Alemanha e Espanha, entre outros.

Miguel Almeida, CEO da NOS, sublinha que: “A NOS sempre disse que iria liderar o 5G, entregando mais valor aos clientes e ao País, e abrindo caminho para mais inovação, competitividade e sustentabilidade. Não só fomos quem mais investiu no leilão, como lançámos a tecnologia 5G no mesmo dia em que obtivemos as licenças. Este compromisso e capacidade de entrega refletem-se na cobertura e velocidade da nossa rede, mas também nas parcerias que estabelecemos e nos projetos inovadores que implementamos. É com enorme orgulho que vemos tudo o que conquistamos ao longo do último ano, e que sabemos ter contribuído decisivamente para colocar Portugal no top 10 da União Europeia em matéria de 5G”.

Nos últimos dois anos, a NOS realizou um investimento de 350 milhões de euros em 5G, que se reflete em grande parte na velocidade e resiliência da sua rede, 30% mais rápida do que a média nacional, segundo dados da Ookla® – líder global em aplicações de teste de rede fixa e móvel, dados e análises.

De forma a levar o 5G a todos, a NOS incentivou a experimentação gratuita desde o primeiro dia, mantendo a oferta disponível até 15 de janeiro de 2023. Ao mesmo tempo, investiu numa abrangente gama de smartphones 5G, permitindo a democratização deste tipo de equipamentos. Hoje, três em cada quatro smartphones vendidos na NOS, já são 5G.

Por forma a potenciar a transformação digital e desenvolvimento económico impulsionados pelo 5G, a NOS lançou em julho deste ano, o centro de inovação e cocriação NOS Hub 5G, num investimento de 1,8 milhões de euros. O compromisso com o ecossistema de inovação nacional foi também reforçado com o investimento em 5 startups portuguesas, através do Fundo NOS 5G: Reckon, Knok, Kit-AR, DIDIMO e MindProber.

Ao longo dos últimos meses, a NOS lançou também uma série de projetos para testar a capacidade do 5G nas várias áreas da sociedade, como o Primeiro Hospital, a Primeira Escola, o Primeiro Porto ou o Primeiro Estádio, e fez a primeira demonstração de condução autónoma em 5G, no âmbito do projeto internacional MOBIX. Numa ação pioneira em Portugal, realizou o primeiro holograma internacional em 5G, teletransportando o realizador do filme Top Gun: Maverick para Lisboa, para um encontro com a imprensa nacional.

No ano em que celebrou 30 anos de presença nas Regiões Autónomas, a NOS reforçou o seu compromisso com o desenvolvimento da Madeira e dos Açores, investindo fortemente para levar o 5G a todas as ilhas. Na Madeira, celebrou um Protocolo de colaboração com o Governo Regional, com foco na entrega de soluções em 6 áreas críticas: Saúde, Educação, Proteção Civil, Mar, Transportes e Turismo.

Apostada em tornar as cidades portuguesas cada vez mais preparadas para o futuro, ao longo do último ano, a NOS ajudou municípios como Matosinhos, Pombal ou Barreiro, a adotarem soluções de smart cities potenciadas pelo 5G, acelerando a sua transição digital e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.