Home » Cultura » Geral » Colecção de José Hermano Saraiva em Leilão
Colecção de José Hermano Saraiva em Leilão

Colecção de José Hermano Saraiva em Leilão

O Palácio do Correio Velho organiza nos dias 18, das 15h às 20h, e 19 de Março, das 15h às 21h, a exposição que antecede o Leilão que leva a praça a a Colecção de Arte de José Hermano Saraiva.

O Leilão, que decorre a 21 e 22 do corrente mês, pelas 19h30, bem como dia 23, pelas 15h, é composto por 840 lotes com valores compreendidos entre os 10 e os 20.000 euros e alguns de grande valor histórico, que o reconhecido historiador e comunicador foi colecionando ao longo da vida.

José Hermano Saraiva, historiador, professor universitário, advogado e grande comunicador televisivo, foi-nos habituando ao seu programa cultural onde, de uma forma muito especial, nos encantou com as descrições históricas, usando de uma narrativa muito própria e didáctica que fascinava os portugueses por todo o Mundo.

Bibliófilo, organizou uma vasta e temática Biblioteca onde estudava e se preparava para as suas lições e programas.

De fino trato e muito sensível sob o ponto de vista artístico, reuniu uma colecção ecléctica, onde se encontram objectos arqueológicos, romanos e escultura, talha e pintura de cariz religioso, sobretudo dos Séc. XVI e XVII.

Na sua casa de Palmela, usando azulejos, materiais e pedras antigas, construiu um ambiente ao seu gosto, onde viveu com a família.

Reconhecido humanista e possuidor de enorme cultura e experiência de vida nos cargos públicos que exerceu, transmitiu sempre a sua seriedade, não só do ponto de vista intelectual mas também como pessoa íntegra e de bem, ao longo de toda a sua vida.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.