Home » Sociedade » Notícia* » Colheita do Medronho na Águas Alves em Monchique
Colheita do Medronho na Águas Alves em Monchique

Colheita do Medronho na Águas Alves em Monchique

A propriedade “Águas Alves” em Monchique, recebe hoje mais uma edição da ação “Reviver Tradições”, uma iniciativa que reune várias gerações na colheita do medronho, promovida pela The Navigator Company, no âmbito da política de responsabilidade social da Empresa junto da comunidade local.

A segunda edição desta ação, que conta com a parceria da Santa Casa da Misericórdia e da Câmara Municipal de Monchique, reúne seniores e colaboradores da Santa Casa, na sua maioria naturais daquela zona, para reviverem a tradição da atividade de colheita de medronho na floresta, sendo depois o fruto encaminhado para fermentação, destilação e produção de aguardente de medronho.

Esta iniciativa será desenvolvida durante dois dias e contará com a participação de cerca de 15 residentes no Concelho, que irão partilhar com as gerações mais novas a sua experiência na colheita deste fruto que, durante anos, fez parte da sua juventude. No total, está prevista a participação de 25 pessoas, incluindo seniores, colaboradores da Santa Casa da Misericórdia e colaboradores da The Navigator Company.

Estes dias de colheita de medronho fazem parte de um processo maior que engloba o dia da destilação, onde é produzida a aguardente de medronho e será feito o seu engarrafamento. Em 2017, esta ação permitiu a colheita de 200kg de medronho.

Para Nuno Neto, Diretor de Gestão Florestal da The Navigator Company, “à semelhança do ano passado, esperamos que a experiência desta ação seja este ano, igualmente, gratificante e enriquecedora para todos os participantes. É, sem dúvida, um momento que permite o convívio entre gerações, onde os mais velhos relembram a experiência da tradição da colheita do medronho, ao mesmo tempo que se valorizam as tradições e o contacto com a natureza”.

A propriedade “Águas Alves”, em Monchique, pertence ao património florestal da The Navigator Company. Os medronheiros são uma espécie que existe em elevada abundância nas propriedades da empresa, nesta região do país.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.