Home » Atualidade » Nacional » Combate das Forças de Segurança ao COVID 19
Detidas 142 pessoas por crimes de desobediência
Detidas 142 pessoas por crimes de desobediência

Combate das Forças de Segurança ao COVID 19

Com o encerramento das fronteiras terrestres com Espanha, que ontem foi prolongado até 14 de Maio, no âmbito do combate ao COVID 19 e feito o balanço do primeiro período, que terminou esta segunda feira (13), o SEF controlou  com a colaboração da Guarda Nacional Republicana, um total de 169.616 cidadãos.

Deste total de 169.616 cidadãos, 1.500 foram impedidos de entrar em território nacional e um foi detido por uso de autorização de residência falsa, no ponto de passagem autorizado de Vila Verde da Raia, Chaves.

As recusas de entrada verificaram-se em Valença (472), Caia (444), Castro Marim (242), Vilar Formoso (94), Vila Verde de Ficalho (99), Vila Verde da Raia (69), Quintanilha (44), Marvão (17) e Termas de Monfortinho (19).

A GNR, por sua vez, fiscalizou 136.226 viaturas no âmbito desta operação. Nos pontos de passagem não autorizados, foram reencaminhadas 193 viaturas para os Pontos de Passagem Autorizados (PPA).

Continua vedada a circulação rodoviária nas fronteiras terrestres, independentemente do tipo de veículo, com exceção do transporte internacional de mercadorias, do transporte de trabalhadores transfronteiriços e da circulação de veículos de emergência e socorro e de serviço de urgência.

Entretanto a nível interno, as forças de segurança pública, PSP e GNR, que tem desenvolvido uma intensa atividade de sensibilização, vigilância e fiscalização junto da população, detiveram nesta segunda fase do Estado de Emergência, que está em vigor desde as 00h00 de 3 de abril, 142 pessoas por crime de desobediência.

Até às 17h00 desta terça feira, já tinham sido detidas, 31 pessoas por desobediência à obrigação de confinamento obrigatório, 66 por desobediência ao dever geral de recolhimento domiciliário, 9 por desobediência de interdição de circulação fora do concelho no período da Páscoa, 13 por desobediência ao encerramento de estabelecimentos, 9 por resistência e 14 por violação da cerca sanitária de Ovar.

Ainda no âmbito destas ações, no mesmo período, foram encerrados 354 estabelecimentos por incumprimento das normas estabelecidas.

Estes números juntam-se aos verificados no primeiro período de Estado de Emergência, que vigorou entre os dias 22 de março e 2 de abril, em que se registaram 108 detenções por crime de desobediência e foram encerrados 1.708 estabelecimentos comerciais.

O Ministério da Administração Interna, perante a imperiosa necessidade de todos contribuírem para conter o contágio da COVID-19, insiste no cumprimento rigoroso das medidas impostas pelo Estado de Emergência.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.