Site icon Ipressjournal

Combate das Forças de Segurança ao COVID 19

Detidas 142 pessoas por crimes de desobediência

Detidas 142 pessoas por crimes de desobediência

Com o encerramento das fronteiras terrestres com Espanha, que ontem foi prolongado até 14 de Maio, no âmbito do combate ao COVID 19 e feito o balanço do primeiro período, que terminou esta segunda feira (13), o SEF controlou  com a colaboração da Guarda Nacional Republicana, um total de 169.616 cidadãos.

Deste total de 169.616 cidadãos, 1.500 foram impedidos de entrar em território nacional e um foi detido por uso de autorização de residência falsa, no ponto de passagem autorizado de Vila Verde da Raia, Chaves.

As recusas de entrada verificaram-se em Valença (472), Caia (444), Castro Marim (242), Vilar Formoso (94), Vila Verde de Ficalho (99), Vila Verde da Raia (69), Quintanilha (44), Marvão (17) e Termas de Monfortinho (19).

A GNR, por sua vez, fiscalizou 136.226 viaturas no âmbito desta operação. Nos pontos de passagem não autorizados, foram reencaminhadas 193 viaturas para os Pontos de Passagem Autorizados (PPA).

Continua vedada a circulação rodoviária nas fronteiras terrestres, independentemente do tipo de veículo, com exceção do transporte internacional de mercadorias, do transporte de trabalhadores transfronteiriços e da circulação de veículos de emergência e socorro e de serviço de urgência.

Entretanto a nível interno, as forças de segurança pública, PSP e GNR, que tem desenvolvido uma intensa atividade de sensibilização, vigilância e fiscalização junto da população, detiveram nesta segunda fase do Estado de Emergência, que está em vigor desde as 00h00 de 3 de abril, 142 pessoas por crime de desobediência.

Até às 17h00 desta terça feira, já tinham sido detidas, 31 pessoas por desobediência à obrigação de confinamento obrigatório, 66 por desobediência ao dever geral de recolhimento domiciliário, 9 por desobediência de interdição de circulação fora do concelho no período da Páscoa, 13 por desobediência ao encerramento de estabelecimentos, 9 por resistência e 14 por violação da cerca sanitária de Ovar.

Ainda no âmbito destas ações, no mesmo período, foram encerrados 354 estabelecimentos por incumprimento das normas estabelecidas.

Estes números juntam-se aos verificados no primeiro período de Estado de Emergência, que vigorou entre os dias 22 de março e 2 de abril, em que se registaram 108 detenções por crime de desobediência e foram encerrados 1.708 estabelecimentos comerciais.

O Ministério da Administração Interna, perante a imperiosa necessidade de todos contribuírem para conter o contágio da COVID-19, insiste no cumprimento rigoroso das medidas impostas pelo Estado de Emergência.

Partilhe:
Exit mobile version