Home » Sítios & Viagens » Viagens » Comboio Turístico entre Porto São Bento e o Tua
Comboio Turístico entre Porto São Bento e o Tua
CP Comboio Miradouro - Crd_img_Viaje_Comigo

Comboio Turístico entre Porto São Bento e o Tua

A CP Comboios de Portugal anuncia o regresso do comboio turístico à linha do Douro, entre Porto São Bento e a estação do Tua, com viagens diárias de 20 de Junho a 30 de Setembro.

Esta composição formada por carruagens da década de 40, que vai voltar a circular diariamente naquela linha, é dirigido essencialmente aos milhares de turistas que no período de verão visitam a região entre o Porto e o Tua.

As viagens deste comboio com partida diária de Porto São Bento às 09H25 e chegada à estação do Tua às 12H28, partem da estação do Tua às 16H34 e chegam a Porto São Bento às 20H55 nos dias úteis e às 20H30 aos sábados, domingos e feriados.

Designado de MiraDouro, este novo serviço da CP – Comboios de Portugal resulta da recuperação de seis charmosas carruagens produzidas na década de 40 pela fabricante suíça Schindler e colocadas ao serviço na rede ferroviária nacional entre 1949 e 1977. Nesse período, estiveram quase vinte anos na Linha do Douro, para onde regressam agora, após um cuidadoso restauro levado a cabo pela EMEF – Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (do Grupo CP). A tração será feita com uma locomotiva diesel dos anos 60, que mantém todas as características da sua época original.

Este comboio é uma resposta da CP à crescente procura turística sazonal, de portugueses e estrangeiros, pela região do Douro e, em particular, pelos serviços de transporte naquele é um dos mais belos trajetos ferroviários do país.

O MiraDouro terá paragem em Porto Campanhã, Régua, Pinhão e Tua e os preços são idênticos aos praticados no serviço Interregional da CP (11,60 euros para o percurso Porto – Tua e 9,75 euros entre Porto e Peso da Régua).

As carruagens beneficiam de grande espaço interior e de janelas amplas e panorâmicas, que se podem abrir para melhor contemplar as paisagens do Douro vinhateiro, reconhecidas pela UNESCO como património da humanidade.

História das carruagens Schindler

Produzidas na suíça pela Schindler, em meados da década de 40, estas seis carruagens chegaram a Portugal em 1947 e estiveram ativas entre 1949 e 1977. Durante esse período, circularam na Linha do Douro por duas décadas, primeiro com tração a vapor e mais tarde puxada por locomotivas diesel.

Foram também ao longo do tempo sofrendo alterações várias ao nível estético e comercial, tendo iniciado a operação com serviço de 2.ª e 3.ª classes e mais tarde com serviço de 1.ª e 2.ª classes.

Trata-se de um conjunto de material circulante de grande relevância na história do transporte ferroviário português, tendo servido as populações durante vários anos e em diferentes zonas do país.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.