Home » S√≠tios & Viagens » Viagens » Comboio Tur√≠stico entre Porto S√£o Bento e o Tua
Comboio Turístico entre Porto São Bento e o Tua
CP Comboio Miradouro - Crd_img_Viaje_Comigo

Comboio Turístico entre Porto São Bento e o Tua

A CP Comboios de Portugal anuncia o regresso do comboio turístico à linha do Douro, entre Porto São Bento e a estação do Tua, com viagens diárias de 20 de Junho a 30 de Setembro.

Esta composição formada por carruagens da década de 40, que vai voltar a circular diariamente naquela linha, é dirigido essencialmente aos milhares de turistas que no período de verão visitam a região entre o Porto e o Tua.

As viagens deste comboio com partida di√°ria de Porto S√£o Bento √†s 09H25 e chegada √† esta√ß√£o do Tua √†s 12H28, partem da esta√ß√£o do Tua √†s 16H34 e chegam a Porto S√£o Bento √†s 20H55 nos dias √ļteis e √†s 20H30 aos s√°bados, domingos e feriados.

Designado de MiraDouro, este novo servi√ßo da CP ‚Äď Comboios de Portugal resulta da recupera√ß√£o de seis charmosas carruagens produzidas na d√©cada de 40 pela fabricante su√≠√ßa Schindler e colocadas ao servi√ßo na rede ferrovi√°ria nacional entre 1949 e 1977. Nesse per√≠odo, estiveram quase vinte anos na Linha do Douro, para onde regressam agora, ap√≥s um cuidadoso restauro levado a cabo pela EMEF – Empresa de Manuten√ß√£o de Equipamento Ferrovi√°rio (do Grupo CP). A tra√ß√£o ser√° feita com uma locomotiva diesel dos anos 60, que mant√©m todas as caracter√≠sticas da sua √©poca original.

Este comboio é uma resposta da CP à crescente procura turística sazonal, de portugueses e estrangeiros, pela região do Douro e, em particular, pelos serviços de transporte naquele é um dos mais belos trajetos ferroviários do país.

O MiraDouro ter√° paragem em Porto Campanh√£, R√©gua, Pinh√£o e Tua e os pre√ßos s√£o id√™nticos aos praticados no servi√ßo Interregional da CP (11,60 euros para o percurso Porto ‚Äď Tua e 9,75 euros entre Porto e Peso da R√©gua).

As carruagens beneficiam de grande espa√ßo interior e de janelas amplas e panor√Ęmicas, que se podem abrir para melhor contemplar as paisagens do Douro vinhateiro, reconhecidas pela UNESCO como patrim√≥nio da humanidade.

História das carruagens Schindler

Produzidas na suíça pela Schindler, em meados da década de 40, estas seis carruagens chegaram a Portugal em 1947 e estiveram ativas entre 1949 e 1977. Durante esse período, circularam na Linha do Douro por duas décadas, primeiro com tração a vapor e mais tarde puxada por locomotivas diesel.

Foram tamb√©m ao longo do tempo sofrendo altera√ß√Ķes v√°rias ao n√≠vel est√©tico e comercial, tendo iniciado a opera√ß√£o com servi√ßo de 2.¬™ e 3.¬™ classes e mais tarde com servi√ßo de 1.¬™ e 2.¬™ classes.

Trata-se de um conjunto de material circulante de grande relev√Ęncia na hist√≥ria do transporte ferrovi√°rio portugu√™s, tendo servido as popula√ß√Ķes durante v√°rios anos e em diferentes zonas do pa√≠s.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.