Home » Municipios » Comemorações do 25 de Abril em Lagoa no Algarve
Comemorações do 25 de Abril em Lagoa no Algarve

Comemorações do 25 de Abril em Lagoa no Algarve

As comemorações do 45º aniversário do 25 de abril em Lagoa, tem programado um vasto leque de iniciativas, com destaque para a música, dança, pintura, desporto, jogos tradicionais, convívios entre amigos, assembleias de cidadania e atos solenes.

Ao cair da tarde de 24 de abril, pelas 18:30h, começará a ouvir-se nas ruas de Lagoa, a música das bandas filarmónicas de Lagoa, Silves e Portimão. Depois, pelas 21h30, as mesmas bandas vão juntar-se para um miniconcerto na praça do Auditório Carlos do Carmo. Pelas 22:00h, no mesmo local, a música é dos HMB. Quando chegar a meia noite será hasteada a Bandeira Nacional, tocado e cantado “A Portuguesa”. No final, vai ser partilhado pelos presentes um bolo de aniversário da revolução dos cravos.

Durante todo o dia 25 de abril de 2019, as Juntas de Freguesia promovem programas comemorativos nos núcleos urbanos de Lagoa, Carvoeiro, Estômbar, Parchal e Ferragudo.

A conferência “Cidadania…Inclusão…, que desafios?”, agendada para as 21:00h de 23 de abril no auditório do Convento de São José, integra o programa comemorativo do 25 de abril de 2019, no ano temático de “Lagoa, Cidade Inclusiva”.

A 5ª Assembleia Municipal Jovem é outro destaque do mesmo programa, a iniciar pelas 14:15h de 2 de maio, no Auditório Carlos do Carmo. Conta-se aqui com a participação dos alunos das escolas públicas dos Agrupamentos ESPAMOL e RIO ARADE, e da Nobel-International School. Vão apresentar, debater e aprovar propostas de intervenção concelhia, num exercício de cidadania participativa.

Entre os dias 8 e 24 de abril, a Escola de Artes Mestre Fernando Rodrigues, está de portas abertas e convida a “Construir Liberdade”. Pintores, poetas, fotógrafos, escultores, escritores, ceramistas, oleiros, e todas as pessoas interessadas, são desafiadas a construir a uma obra sob o tema “Liberdade”. As várias obras vão evoluindo no local e os visitantes têm oportunidade de acompanhar estes trabalhos ao vivo. Serão mostradas no Auditório Carlos do Carmo, no Convento de S. José, e na Escola de Artes MFR, até 3 de maio’19.

“Quando, há 45 anos, em Portugal, conquistámos a liberdade e começámos a viver em democracia, estávamos longe de imaginar que, cerca de meio século depois, a democracia no mundo, e até mesmo na Europa, estaria ameaçada e correria sérios riscos.”, afirmou o presidente da Assembleia Municipal de Lagoa, José Águas da Cruz, a propósito do programa destas comemorações.

“É neste mar de águas turvas e revoltas que navega o barco da democracia. Com este quadro de fundo, faz ainda mais sentido realizar as Comemorações do 25 de Abril e dar maior ênfase à invocação dos valores da liberdade e da democracia, valores que estão indissociavelmente associados a esta efeméride”. Acrescenta o representante do órgão deliberativo do Município de Lagoa, que preside à Comissão Organizadora das Comemorações e apela à participação de todos/as.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.