Home » Municipios » Comemorações do 25 de Abril em São Brás de Alportel
Comemorações do 25 de Abril em São Brás de Alportel

Comemorações do 25 de Abril em São Brás de Alportel

São Brás de Alportel assinalou o 45.º aniversário da Revolução de 25 de Abril com a apresentação e instalação da escultura “Liberdade”, da autoria de Carlos de Oliveira Correia, uma homenagem aos construtores da Liberdade e da Paz, que foi instalada na nova Rotunda construída na Avenida da Liberdade, na sua interseção com as Ruas Machado dos Santos e Matos Proença.

Depois da cerimónia de hastear da Bandeira Nacional nos Paços do Concelho ao som do Hino Nacional interpretado pela Banda Filarmónica de São Brás de Alportel, com a participação da Corporação de Bombeiros Voluntários, as comemorações dos 45 anos da Revolução de Abril prosseguiram, rumo ao Parque das Amendoeiras, onde decorreu uma emotiva Sessão de Apresentação Pública da Escultura “Liberdade”.

Na sessão tomaram palavra o Presidente da Assembleia Municipal, Ulisses de Brito; o Presidente da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, João Rosa, que dirigiram aos presentes mensagens alusivas à tão importante efeméride que se vive no País.

Seguiu-se a mensagem do Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro, que enalteceu a importância de celebrar as conquistas da Revolução de abril de 1974, os seus ideais e valores pilares da nossa sociedade: Liberdade, Democracia, Igualdade, Solidariedade e Justiça.

“Conquistas que não ficaram no passado, mantêm-se vivas nas gerações do presente e é nosso dever fortalecer este legado junto das novas gerações, para que no futuro estes valores seja um farol de cidadania ativa e responsável na construção de uma sociedade igualitária e feliz”, sublinhou.

A cidadania ativa, essencial à democracia, é um desafio vivido intensamente em São Brás de Alportel ao longo dos anos com a implementação de processos como o Orçamento Participativo.

O Parque das Amendoeiras e, mais recentemente, a concretização do circuito pedociclável nas ruas Machado dos Santos e Dr. Matos Proença, que alargam a rede de passeios acessíveis, são fruto deste processo que envolve a comunidade, são ambos projetos escolhidos pela comunidade e por isso é tão significativa a instalação justamente neste local, desta obra de arte que evoca a liberdade, a paz e a democracia, construções humanas que estão diariamente nas mãos dos cidadãos das famílias, da comunidade.

Carlos Correia, autor da escultura “Liberdade” teve ocasião para partilhar, de viva voz, o espírito que o animou na criação desta obra que nos convida a refletir sobre a liberdade, a paz e a esperança, revelando o significado de cada pequeno detalhe,… cinco figuras humanas representam a família, a paz, a união, a igualdade, segurando nas suas mãos as pombas que encorajam a voar… “o voo não se aprende, apenas pode ser encorajado”. “E sem liberdade, não podemos ter paz…” afirmou Carlos Correia que no final da sua mensagem convidou Paula Laranjo a ler um poema, da autora, que evocou a liberdade.

As comemorações do 45.º aniversário do 25 de abril de 1974 prosseguiram à noite com o espetáculo “Vozes de Abril” apresentado no Cineteatro São Brás pelo grupo Cante Andarilho acompanhado por Daniela Quintas e Paulo Quaresma.

Esta sexta-feira, 26 de abril, o Capitão de Abril, José Fontão, é o convidado especial da Tertúlia “Memórias de Abril” marcada para as 21h30, no Cineteatro São Brás.

“Os netos da Liberdade” é a proposta da Biblioteca Municipal para comemorar os 45 anos da Revolução de 25 de abril de 1974. Uma iniciativa marcada para sábado, dia 27 de abril, com início às 16h30, e que convida jovens e adultos a partilhar vivências, saberes e memórias.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.