Home » Sociedade » Iniciativas » Comércio de Faro associa-se ao Ano Europeu do Património
Comércio de Faro associa-se ao Ano Europeu do Património Cultural

Comércio de Faro associa-se ao Ano Europeu do Património

O comércio tradicional da baixa de Faro associa-se às comemorações do Ano Europeu do Património Cultural, com a exposição “Para além do Branco” que estará patente nas montras das lojas aderentes a partir de hoje, 9 de Maio, Dia da Europa.

A ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve, em parceria com o Centro Europe Direct Algarve e com dezenas de lojistas da baixa da cidade de Faro, vão ter em exposição durante o mês de Maio, o Mês da Europa, a fotografia em grande formato da mostra “Para além do Branco”, da autoria de Filipe da Palma.

“A adesão do comércio local a esta iniciativa é uma prova inequívoca do compromisso destes empresários e deste modelo de negócio com a preservação e valorização do património, da cultura e da identidade dos centros históricos das nossas cidades”, considera Álvaro Viegas, presidente da ACRAL.

Segundo o dirigente associativo, ao juntar-se a esta “grande celebração europeia”, o pequeno comércio “está a assumir o seu contributo decisivo para a manutenção das nossas tradições e dinâmicas socias, ajudando, dessa forma, a valorizar o Algarve enquanto destino turístico”.

Em «Para além do Branco», Filipe da Palma procura mostrar o Algarve interior após a realização de uma campanha dirigida à população local, lançada em 1980 pela Comissão Regional de Turismo, através da qual se tentou tornar o branco novamente a cor predominante do casario, mas onde as cores fortes também coexistem e são uma marca importante da tradição e da cultura.

O Centro Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia, encontra-se hospedado na CCDR Algarve e tem por missão promover a aproximação dos cidadãos à Europa.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.