Home » Economia » Infor estatística » Comercio externo, regista bons sinais em Outubro

Comercio externo, regista bons sinais em Outubro

A balança do comercio externo foi favorável ao país no trimestre que terminou em outubro, segundo o Instituto Nacional de etatística (INE). As exportações de bens aumentaram 4,1% e as importações 2,0%, face ao período homólogo que tinha registado desiquilíbrio com +1,5% e +2,9% respetivamente, no período de julho a setembro de 2014, informa hoje o Instituto Nacional de estatística (INE).

O défice da balança comercial diminuiu 190,6 milhões de euros e a taxa de cobertura aumentou 1,7 pontos percentuais (p.p.) para 80,8%.

Em outubro de 2014, as exportações de bens cresceram 9,4% e as importações de bens também cresceram 1,2% face ao mês homólogo, contra o aumento de 3,7% e 6,3% em setembro, respetivamente.

As exportações de Vestuário, registaram um dinamismo superior ao da globalidade das exportações nacionais, no período Janeiro-Setembro de 2014.

Melhoria dos Índices do Volume de Negócios e de Emprego

O Índice de Volume de Negócios na Indústria em Portugal, registou um aumento homólogo de 2,2% em outubro, quando comparado com os 0,7% no mês anterior.

Relativamente ao mercado nacional verificou-se uma diminuição que passou de 0,4% em setembro para um crescimento de 2,9% em outubro, enquanto o índice relativo ao mercado externo apresentou um aumento de 1,2% contra os 2,1% de setembro.

Já os índices de emprego e de horas trabalhadas, apresentaram variações homólogas de 0,8% e de -0,5%, quando no mês anterior tinham registado 0,7% e -1,1%, respetivamente, enquanto a variação do índice de remunerações foi nula contra os 0,2% de setembro.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.