Home » Atualidade » Europa » Comissão Europeia acorda aquisição do Remdesivir
Comissão Europeia acorda aquisição do Remdesivir

Comissão Europeia acorda aquisição do Remdesivir

A Comissão Europeia e a Gilead Sciences, assinaram um acordo de aquisição conjunta (Joint Procurement Agreement, JPA), que permitirá o acesso rápido ao Veklury (remdesivir), o primeiro medicamento antiviral comprovadamente eficaz para o tratamento da COVID-19 na União Europeia.

Este acordo de aquisição conjunta (JPA), permite aos países membros da UE, do Espaço Económico Europeu (EEE) e ao Reino Unido, adquirir Veklury tanto para a procura em tempo real como para as suas necessidades de reserva, coordenado pela Comissão Europeia.

O acordo abrange as aquisições de Veklury nos próximos seis meses e pode ser prorrogado. Na UE, EEE e Reino Unido, Veklury está indicado para o tratamento da COVID-19 em doentes adultos e adolescentes com pneumonia que necessitem de oxigénio suplementar. A Gilead começará a satisfazer encomendas na semana de 12 de outubro.

A Comissão Europeia concedeu a autorização de introdução no mercado condicional a Veklury a 3 de julho de 2020, com base em dados do ensaio clínico aleatorizado, duplamente-cego e controlado por placebo, ACTT-1, que demonstrou a eficácia clínica e a segurança de Veklury em doentes com pneumonia provocada pela COVID-19 que necessitam de oxigénio suplementar. O pedido foi também suportado por dados de dois ensaios clínicos aleatorizados que demonstraram a eficácia e segurança de Veklury em regimes de tratamento de cinco e dez dias. O aumento do fornecimento de Veklury irá expandir o acesso ao medicamento a mais doentes com COVID-19 e com indicação para tratamento possibilitando aos doentes uma recuperação mais rápida e, reduzindo assim os tempos de hospitalização e a utilização de recursos e cuidados de saúde.

O tratamento de doentes portugueses com o medicamento Veklury tem sido assegurado desde março, através de mecanismos de acesso acordados entre a Gilead Portugal e o INFARMED.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.