Home » Sa√ļde » Como prevenir as frieiras nos p√©s?
Como prevenir as frieiras nos pés?

Como prevenir as frieiras nos pés?

As frieiras consistem numa pequena lesão na pele causada pelo frio. No caso das pessoas mais sensíveis, os vasos sanguíneos podem contrair devido ao frio e impedir a circulação do sangue até às extremidades, fazendo com que a pele nessas zonas não aqueça.

Esta patologia pode ter um grande impacto na sa√ļde dos p√©s, sendo que os seus sintomas podem ser: pele fria e vermelha, bolhas, incha√ßo, prurido, dor e fissuras.

Alguns fatores de risco associados às frieiras passam por viver num local frio e seco; ter os pés dentro de água por longos períodos, de forma recorrente; mudanças de temperatura acentuadas, e possuir doenças que interferem na resposta ao frio.

√Č fundamental adotar medidas preventivas e, para isso, deve hidratar a pele frequentemente; evitar ambientes h√ļmidos e frios; n√£o utilizar cal√ßado apertado; beber bastante √°gua; praticar atividade f√≠sica; e adotar uma alimenta√ß√£o saud√°vel.

Quanto √†s op√ß√Ķes de tratamento, a laserterapia e a ozonoterapia s√£o duas terapias com alta taxa de sucesso nesta patologia.

A laserterapia atua de três formas: hipertermia, bioestimulação e vasodilatação, apresentando diferentes efeitos como, por exemplo, analgésico, anti-inflamatório, mas também o favorecimento da atividade vascular.

A ozonoterapia é uma terapêutica não farmacológica que age através da estimulação do organismo por um choque terapêutico, sendo que os seus benefícios passam por ativar a microcirculação, melhorar o metabolismo celular e estimular o crescimento de tecido de granulação, favorecendo o processo de cicatrização.

Mantenha os cuidados com os seus p√©s e adote medidas preventivas, especialmente durante as √©pocas mais frias. No caso de d√ļvidas ou suspeita de algum problema deve contactar um podologista.

F√°tima Carvalho
Podologista responsável pelo Centro Clínico do Pé

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.