Home » Agenda » Espetáculos » Concerto de Jorge Fernando com Custódio Castelo
Concerto de Jorge Fernando com Custódio Castelo
Concerto de Jorge Fernando com Custódio Castelo

Concerto de Jorge Fernando com Custódio Castelo

Em tempos de confinamento é, pelo menos, possível sonhar com um tempo futuro em que possa voltar a haver concertos e fazer deles momentos especiais.

Foi neste sentido que Jorge Fernando, fadista, guitarrista, compositor, poeta e produtor, convidou outro histórico do Fado das últimas décadas, Custódio Castelo, mestre da guitarra portuguesa e também compositor e produtor, a voltarem a partilhar a estrada em conjunto. Cúmplices, em duo e com um reportório conjunto de clássicos absolutos.

Uma Vida Feita de Fado (e de Partilhas)

Ao longo de mais de quarenta anos de carreira musical – como cantor, músico, compositor, letrista e produtor -, a história de Jorge Fernando já se confunde com a História do próprio Fado.

Discípulo de Fernando Maurício, companheiro de estrada de Amália Rodrigues, compositor de enormes sucessos para a sua voz e a de outros artistas (“Boa Noite Solidão”, “Trigueirinha”, “Búzios”, “Quem Vem ao Fado”, “Chuva”, “Rosas Brancas para o Meu Amor” ou “Guitarra”), produtor e/ou descobridor de fadistas do calibre de Mariza, Ana Moura, Ricardo Ribeiro, Paulo Bragança, Raquel Tavares, Fábia Rebordão, parceiro de percurso e de vida de outros grandes nomes da música nacional como Fausto Bordalo Dias ou Expensive Soul… Jorge Fernando é também, e acima de tudo, um enorme fadista que tem deixado no Fado a marca, única, da sua voz. Fazendo a ponte mais que perfeita entre as antigas e as novas gerações do fado (e de outros géneros urbanos com Agir, Sam The Kid, Virgul ou Dino D’Santiago), Jorge Fernando foi também o precursor de uma nova forma de harmonizar e orquestrar fado, quando na segunda metade da década de 90 – nos álbuns “Terra D’Água” e “Rumo ao Sul” – convidou piano, violino, acordeão, bateria e percussões para contracenar com a sua voz, a guitarra portuguesa, a guitarra clássica e o baixo acústico.

Com treze trabalhos discográficos editados em nome próprio (e dezenas de outros em que deixou a sua assinatura como produtor, arranjador ou músico), Jorge Fernando editou recentemente mais um álbum marcante na sua carreira, “De Mim Para Mim”, em que ao lado de temas interpretados a solo está o dueto do single “Sr. Doutor”, partilhado com António Zambujo, Agir, Dino D’Santiago e Jorge Nunes.

Jorge Fernando, um dos cantores e compositores mais queridos do nosso país, tem a vida cheia de fado!

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.