Home » Agenda » Concerto de Música Sacra na Sé de Elvas
Concerto de Música Sacra na Sé de Elvas
Concerto de Música Sacra na Sé de Elvas

Concerto de Música Sacra na Sé de Elvas

A Igreja de Nossa Senhora da Assunção, a Sé de Elvas, acolhe a estreia da obra “Stabat Mater”, no dia 28, sob a orientação do compositor e maestro Vasco Pereira.

“Stabat Mater” é uma obra do século XIII, sobre um hino escrito em honra a Maria, atribuído ao franciscano Jacopone da Todi ou ao papa Inocêncio III.

A obra relembrar um tema medieval, mas composta por temas musicais originais e únicos, com o propósito de “dar uma visão mais contemporânea e mais humana do “Stabat Mater”, segundo o compositor. Tem ainda a particularidade de ser uma obra pensada para ser executada exclusivamente por mulheres, “porque só as mulheres têm a vivência e a experiência do que é gerar e parir um filho, ou seja, ser mãe na plenitude: é uma humilde homenagem a todas as mães”.

Dividido em vinte versículos, tantos como os versículos do hino medieval “Stabat Mater”, musicalmente estão escritos quase todos com a forma de ária ou canção com refrão, prelúdio e coda instrumental.

A obra composta para soprano, mezzo soprano e quinteto de cordas – dois violinos, duas violas e um violoncelo – conta com Rita Moldão, como soprano e com Cátia Morezo, como mezzo soprano. A acompanhar as solistas está o quintento de cordas, formado por Sara Alvarez e Beatriz Caballero, nos violinos, Teresa Cuellar e Rosa Escobar, nas violas e Teresa Garcia no violoncelo.

O concerto anunciado para as 21.30 horas é gratuito e marca o regresso da tradição centenária de estreias na cidade de Elvas.

Igreja de Nossa Senhora da Assunção – Praça da República | 7350-146 Elvas

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.