Home » Cultura » Música » Concertos Promenade 2.0 estreiam “Pedro e o Lobo”
Concertos Promenade 2.0 estreiam “Pedro e o Lobo”

Concertos Promenade 2.0 estreiam “Pedro e o Lobo”

O Coliseu Porto Ageas anuncia para domingo, 30 de maio, o conto musical “Pedro e o Lobo”, o primeiro concerto da nova vida dos Concertos Promenade.

Com direção artística do maestro Cesário Costa, comentários do musicólogo Jorge Castro Ribeiro e uma componente multimédia criada pela designer Sara Botelho, o ciclo dos novos Concertos Promenade 2.0 conta com sete espetáculos até ao final do ano, sempre com uma surpresa para o público.

Na estreia, a narração de “Pedro e o Lobo” será feita ao vivo pelo humorista e ator Bruno Nogueira. A música será interpretada pela Orquestra Clássica de Espinho. A componente multimédia completa o conceito, transportando os espectadores para o ambiente da obra e do compositor.

“Pedro e o Lobo” é uma história que se conta através da música composta, em 1936, por Sergei Prokofiev, e que se tornou numa das obras mais conhecidas do compositor russo. Baseada na fábula de Esopo, foi escrita para narrador e orquestra com o objetivo pedagógico de dar a conhecer as sonoridades dos diversos instrumentos musicais.

Cada personagem da história – o Pedro, o lobo, o avô, o passarinho, o pato, o gato e os caçadores – é representada na orquestra por um instrumento diferente, mostrando as diferenças e a riqueza sonora dos sopros, das cordas e da percussão, ao mesmo tempo que aguçam a imaginação do público. A música vai pontuando e alternando com a narração, colorindo cada pormenor da história até ao grande final.

Introduzidos em Portugal pelo Coliseu em 2005, nas suas várias temporadas até 2014 os Concertos Promenade atraíram 130 mil espectadores. Regressam agora com a mesma equipa artística e uma visão contemporânea, para proporcionar uma experiência lúdica às famílias, jovens e crianças, que, uma vez por mês, ao domingo de manhã, vão poder descobrir os segredos e curiosidades de um repertório eclético de concertos e espetáculos de dança comentados, com a participação de diversas orquestras.

Num ambiente informal, os Concertos Promenade 2.0 vão destacar, até 19 de dezembro, aspectos e pormenores de obras nacionais e internacionais como “Pedro e o Lobo” de Prokofiev, “Rhapsody in Blue” de Gershwin, o conto “A Arca do Tesouro” de Alice Vieira musicado por Eurico Carrapatoso, a “Cinderela” de Lotte Reiniger, músicas do mundo que se tornaram célebres, e outras melodias e histórias.

Um regresso muito pedido pelos espectadores, cuja tradição o Coliseu Porto Ageas se propõe retomar no ano em que assinala o seu 80.º aniversário, e que volta a contar com o apoio da Câmara Municipal do Porto.

CALENDÁRIO:

Concertos Promenade 2.0

30 de maio

“Pedro e o Lobo”

Orquestra Clássica de Espinho

Narração: Bruno Nogueira

Direção: Cesário Costa

20 de junho

“Uma Viagem pelas Músicas do Mundo”

Coro de Pequenos Cantores de Esposende

Direção: Helena Venda Lima

25 de julho

“O Baile”

Companhia Portuguesa de Bailado Contemporânea

Orquestra Artave

Direção: Cesário Costa

5 de setembro

“Così fan tutte” (versão reduzida da ópera de Mozart)

Orquestra Clássica do Politécnico do Porto

Direção: Cesário Costa

17 de outubro

“Cinderela e outras histórias”

Filmes de Lotte Reiniger

Piano: Filipe Raposo

28 de novembro

“Rhapsody in Blue”

Banda Sinfónica Portuguesa

Piano: Vasco Dantas

Direção: Francisco Ferreira

19 de dezembro – Dia de aniversário do Coliseu

“A Arca do Tesouro”

Orquestra Sinfónica Ensemble

Direção: Cesário Costa

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.