Home » Atualidade » Europa » Conclusões da Conferência sobre o Futuro da Europa
Conclusões da Conferência sobre o Futuro da Europa

Conclusões da Conferência sobre o Futuro da Europa

O Plenário do Parlamento Europeu reunirá a 29 e 30 de abril, um ano após o lançamento, para concluir os trabalhos da Conferência sobre o Futuro da Europa.

As propostas preparadas pelos nove Grupos de Trabalho, vão ser entregues ao Conselho Executivo antes do relatório final da Conferência.

A Conferência sobre o Futuro da Europa constituída por uma série de debates e discussões, liderada por cidadãos que permitem que pessoas de toda a Europa, compartilhem ideias e ajudem a moldar um futuro europeu comum.

Em abril de 2021 foi lançada a plataforma digital multilingue, disponível em 24 línguas, permitindo aos cidadãos de toda a União partilhar e trocar ideias e pontos de vista através de eventos online.

As ideias-chave e recomendações da plataforma serão usadas como entrada para os painéis de cidadãos europeus e as plenárias, onde serão debatidas para produzir as conclusões da Conferência.

As primeiras sessões dos quatro Painéis de Cidadãos Europeus tiveram lugar no Parlamento Europeu em Estrasburgo em setembro e outubro de 2021. Em cada Painel, cerca de 200 cidadãos de todos os Estados-Membros, um terço deles com menos de 25 anos, debateram temas nos respetivos remeter.

Foram selecionados 80 representantes dos Painéis de Cidadãos Europeus. As recomendações dos Painéis de Cidadãos são apresentadas ao Plenário da Conferência, composto pelos representantes das instituições da UE, parlamentos nacionais, sociedade civil e cidadãos.

A sessão plenária inaugural teve lugar a 19 de Junho em Estrasburgo. Seguem-se mais sessões para discutir as propostas provenientes dos Painéis de Cidadãos.

Entre 22 e 23 de outubro, o Plenário da Conferência discutiu relatórios dos Painéis de Cidadãos, painéis nacionais e eventos: o EYE e a Plataforma.

A diretoria executiva é responsável pelo funcionamento da Conferência. É composta por representantes do Parlamento Europeu, do Conselho e da Comissão, bem como por observadores. O relatório final será elaborado pela diretoria executiva com base nas propostas aprovadas pelo Plenário da Conferência. Em seguida, será apresentado ao Parlamento Europeu, ao Conselho e à Comissão para acompanhamento.

Parlamento Europeu / CS

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.