Home » Atualidade » Local » Condicionada a observação de golfinhos no Estuário do Sado
Condicionada a observação de golfinhos no Estuário do Sado

Condicionada a observação de golfinhos no Estuário do Sado

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) determinou a proibição da observação de golfinhos e a permanência de embarcações marítimo-turísticas e recreativas na entrada do Estuário do Sado, em Setúbal, entre os dias 1 e 30 de agosto para proteger a população atual.

De acordo com os últimos dados, existem, no Estuário do Sado, cerca de 27 golfinhos roazes (Tursiops truncatus), incluindo 5 crias e alguns exemplares com mais de 40 anos.

Esta decisão resulta das conclusões do Estudo de Reavaliação da Capacidade de Carga de Observação de Cetáceos no Estuário do Sado e zona marinha adjacente, realizado em 2022. O estudo destacou a vulnerabilidade desta população devido ao seu reduzido número e à baixa probabilidade de crescimento até 2030.

Para mitigar os impactos negativos da atividade humana, o ICNF implementa, pelo segundo ano consecutivo, a restrição experimental de observação de golfinhos na entrada do estuário. As atividades de observação de cetáceos e navegação marítimo-turística continuarão a ser permitidas na Costa da Arrábida, Costa de Troia e restante Sado, exceto na área restrita assinalada na imagem que consta no Edital.

Estas medidas excecionais durante a época balnear têm como principal objetivo reduzir a perturbação associada à presença humana, protegendo a população de golfinhos roazes do Sado.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.