Home | Sociedade | Escolas e universidade | Conferência: A internacionalização do ensino superior
Conferência: A internacionalização do ensino superior
O número de studantes estrangeiros cresceu 85% em Portugal

Conferência: A internacionalização do ensino superior

A Universities Portugal, anuncia para os próximos dias 25 e 26 de novembro, a conferência online “Oportunidades da Transformação Digital na Internacionalização do Ensino Superior”, para debater estes e outros, temas ligados à internacionalização do ensino superior.

Atualmente, muitos estudantes optam por uma experiência internacional durante o seu período de formação superior. No ano letivo 2020/2021 estavam inscritos 58.960 estudantes de nacionalidade estrangeira em universidades portuguesas. Destes, cerca de 60% (34.895) estavam matriculados nas 16 instituições da iniciativa Universities Portugal. Em 2019/2020 registaram-se ainda mais inscrições (39.310) nas mesmas 16 instituições, o que revela o impacto das restrições à mobilidade impostas pelo contexto de pandemia.

Ao longo da última década, é possível verificar uma enorme evolução do número de estudantes de nacionalidade estrangeira presentes nas 16 instituições do Universities Portugal, sendo que no ano letivo 2011/2012 estavam inscritos apenas 18.805 estudantes comparando com o ano letivo 2020/2021 (34.895 estudantes), o que revela um crescimento de 85%.

A conferência online “Universities Portugal: transformação digital na internacionalização do ensino superior” antecede outras a realizar em 2022 e integra-se na estratégia do Universities Portugal. O objetivo do projeto é reforçar a visibilidade das instituições portuguesas e da sua oferta formativa no estrangeiro, aumentar o recrutamento de estudantes e contribuir para o crescimento da exportação de serviços na educação através de ações em mercados-alvo, além de influenciar as políticas públicas de forma a melhorar a internacionalização do ensino superior.

O programa completo da conferência “Universities Portugal: transformação digital na internacionalização do ensino superior” está disponível e as inscrições podem ser feitas aqui.

A Universities Portugal é uma iniciativa de promoção internacional das 16 universidades membros do CRUP (Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas), que pretende reforçar a visibilidade das instituições, oferta formativa e outros serviços, aumentar o recrutamento de estudantes e contribuir para o crescimento de exportações de serviços na educação. O projeto é cofinanciado pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, nomeadamente o COMPETE 2020 (Programa Operacional de Competitividade e Internacionalização), pelo Estado Português e pelo Fundo Social Europeu.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.