Home » Atualidade » Nacional » Conferência de Segurança a 10 e 11 de Abril no Estoril
Conferência de Segurança a 10 e 11 de Abril no Estoril

Conferência de Segurança a 10 e 11 de Abril no Estoril

Num mundo onde a segurança é uma prioridade incontestável, a atenção voltada para a segurança passiva contra incêndio é mais crucial do que nunca. O incêndio sucedido recentemente em Valência, embora ainda sob investigação, aponta para causas semelhantes ao que se passou, em 2017, na Torre Grenfell, que vitimou 72 pessoas e tirou a casa dezenas de famílias britânicas.

A este respeito, Jose Torero, da UCL University, irá marcar presença na Conferência de Segurança – PROTEGER 2024, para apresentar as “Conclusões e Consequências do Incêndio de Grenfell. Ainda focado no tema da proteção passiva, a conferência irá contar com um workshop sobre “Mitigação de Incêndios desde a Fase de Projeto”, liderado por Lilian Ciconello, da Associação Brasileira de Proteção Passiva | ABPP, e com Karl Wallasch, da Trigon Fire Safety Engineering, para apresentar a perspetiva do Reino Unido, sobre “Fire Safety for Tall Buildings”. O evento decorre nos dias 10 e 11 de Abril, no Centro de Congressos do Estoril.

“A necessidade de redução do consumo de energia nos edifícios tem levado ao uso novos materiais, que melhoraram o isolamento térmico nas fachadas. No entanto, os dados mostram que alguns destes materiais possuem características combustíveis e podem ter um papel significativo na propagação das chamas em fachadas, aumentando os riscos associados a incêndios no exterior dos edifícios. Eventos, como o trágico incêndio na Torre Grenfell, evidenciam falhas relacionadas com o uso de materiais inadequados para utilização em fachadas, pois resultam numa rápida propagação do fogo,” afirma representante da Associação Portuguesa de Segurança – APSEI.

A segurança passiva contra incêndio refere-se a um conjunto de medidas de segurança e utilização de elementos e materiais de construção adequados que são incorporados desde a fase inicial de projeto até a conclusão da construção. Ao contrário das medidas ativas, como sistemas de supressão e extinção de incêndios, a segurança passiva é intrínseca à estrutura e aos materiais utilizados. É um investimento em prevenção, protegendo vidas e propriedades.

As fachadas, frequentemente consideradas elementos estéticos ou decorativos, estão a tornar-se um ponto de vulnerabilidade significativo quando se trata de prevenção e controlo de propagação de incêndios. É imperativo reconhecer e abordar esta questão, assim como a necessidade de regulamentações mais rigorosas sobre os materiais utilizados nas fachadas, para garantir a segurança dos ocupantes e propriedades.

A PROTEGER, organizada pela APSEI, Associação Portuguesa de Segurança, é a principal conferência de segurança do país, sendo uma iniciativa anual, onde se pretende envolver os profissionais nacionais e internacionais no debate e na partilha de conhecimento técnico sobre as diversas vertentes da segurança. Nas últimas oito edições conseguiu contar com perto de 500 oradores e dez mil participantes.

Para mais informações e inscrições visite o site https://proteger.pt/programa/

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.