Home » Saúde » Conferência “Hepatite C, pensar o futuro” na Universidade Nova
Conferência “Hepatite C, pensar o futuro” na Universidade Nova
Conferência “Hepatite C, pensar o futuro” na Universidade Nova

Conferência “Hepatite C, pensar o futuro” na Universidade Nova

A conferência “Hepatite C, pensar o futuro”, organizada pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP/UNL), decorre no próximo dia 14 de Março (10H00), no pequeno auditório da Reitoria da Universidade.

A iniciativa, que é apoiada pela biofarmacêutica AbbVie, conta com a presença de inúmeros especialistas, nacionais e internacionais,  promove a reflexão sobre o futuro da prevenção, diagnóstico e tratamento da hepatite C. Adicionalmente, pretende-se ainda avaliar a necessidade de implementar medidas que permitam cumprir o objetivo da Organização Mundial da Saúde para 2030: a eliminação da infeção pelo vírus da hepatite C a nível global.

O primeiro painel conta com uma abordagem ao projeto internacional Path to Zero, liderado pelo jornal The Economist, o qual reconheceu personalidades de todo o mundo pelo seu importante papel enquanto influenciadores nas várias dimensões afetas à hepatite C.

Martin Koehring, editor senior e líder editorial global para a Saúde do The Economist Intelligence Unit, faz a apresentação deste projeto, no qual Portugal mereceu destaque através do reconhecimento de duas personalidades nacionais, numa listagem de 18 influenciadores a nível global no âmbito da hepatite C: o deputado Ricardo Baptista Leite, que integra também o painel final de grandes influenciadores constituído por apenas seis Honourees deste projeto, e Luís Mendão, Presidente do Grupo Ativistas em Tratamentos (GAT).

Segue-se a apresentação do estudo “Desenho do futuro: Portugal sem VHC”, um trabalho de investigação desenvolvido em 2015 pela Escola Nacional de Saúde Pública, em colaboração com um grupo de peritos nacionais, que aponta possíveis orientações no caminho da eliminação da infeção pelo vírus da hepatite C.

O estudo é apresentado por Rute Simões Ribeiro, investigadora da ENSP/UNL, ao que se segue uma discussão sobre o futuro da hepatite C em Portugal, que conta com a participação de Henrique Luz Rodrigues, presidente do INFARMED, Isabel Aldir, diretora do Programa Nacional para as Hepatites Víricas, e de Rui Tato Marinho, hepatologista no Hospital de Santa Maria.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.