Home » Sociedade » ConferĂȘncias » ConferĂȘncia Internacional sobre IncĂȘndios Florestais
ConferĂȘncia Internacional sobre IncĂȘndios Florestais
Domingos Xavier Viegas, professor catedrĂĄtico da FCTUC

ConferĂȘncia Internacional sobre IncĂȘndios Florestais

A IX ConferĂȘncia Internacional sobre IncĂȘndios Florestais que vai ter lugar, em Coimbra, entre 11 e 18 de novembro, vai reunir mais de trĂȘs centenas de investigadores e tĂ©cnicos operacionais de todo o mundo.

Organizada pelo Centro de Estudos sobre IncĂȘndios Florestais (CEIF) da Associação para o Desenvolvimento da AerodinĂąmica Industrial (ADAI), da Faculdade de CiĂȘncias e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), esta edição da ConferĂȘncia vai focar-se nos principais temas relacionados com a gestĂŁo dos incĂȘndios florestais, na perspetiva da investigação cientĂ­fica, nomeadamente a gestĂŁo do risco, a redução e a adaptação ao risco, o comportamento do fogo e a segurança, os incĂȘndios na interface urbano florestal e os sistemas de apoio Ă  decisĂŁo.

A ConferĂȘncia Ă© estruturada por uma ComissĂŁo Organizadora, presidida por Domingos Xavier Viegas, professor catedrĂĄtico da FCTUC, e co-presidida pelo Mestre LuĂ­s MĂĄrio Ribeiro. O Coordenador salienta que «serĂĄ prestada uma atenção particular Ă  investigação em curso na Europa e Ă  necessidade de promover uma maior cooperação entre os diversos programas de investigação, a nĂ­vel nacional, europeu e internacional. HaverĂĄ uma sessĂŁo dedicada a apresentar os principais projetos em curso na UniĂŁo Europeia, a fim de incentivar o reforço de redes jĂĄ existentes entre os vĂĄrios grupos e projetos de investigação, dentro e fora da Europa».

O programa da IX edição inclui sete conferĂȘncias plenĂĄrias sobre temas de interesse geral, proferidas por cientistas convidados de renome internacional, bem como apresentaçÔes relativas Ă  mais recente investigação na ĂĄrea produzida em todo mundo, pelos respetivos autores, vindos de cerca de 30 paĂ­ses.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como sĂŁo processados os dados dos comentĂĄrios.