Site icon Ipressjournal

Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais

Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais

Domingos Xavier Viegas, professor catedrático da FCTUC

A IX Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais que vai ter lugar, em Coimbra, entre 11 e 18 de novembro, vai reunir mais de três centenas de investigadores e técnicos operacionais de todo o mundo.

Organizada pelo Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF) da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), esta edição da Conferência vai focar-se nos principais temas relacionados com a gestão dos incêndios florestais, na perspetiva da investigação científica, nomeadamente a gestão do risco, a redução e a adaptação ao risco, o comportamento do fogo e a segurança, os incêndios na interface urbano florestal e os sistemas de apoio à decisão.

A Conferência é estruturada por uma Comissão Organizadora, presidida por Domingos Xavier Viegas, professor catedrático da FCTUC, e co-presidida pelo Mestre Luís Mário Ribeiro. O Coordenador salienta que «será prestada uma atenção particular à investigação em curso na Europa e à necessidade de promover uma maior cooperação entre os diversos programas de investigação, a nível nacional, europeu e internacional. Haverá uma sessão dedicada a apresentar os principais projetos em curso na União Europeia, a fim de incentivar o reforço de redes já existentes entre os vários grupos e projetos de investigação, dentro e fora da Europa».

O programa da IX edição inclui sete conferências plenárias sobre temas de interesse geral, proferidas por cientistas convidados de renome internacional, bem como apresentações relativas à mais recente investigação na área produzida em todo mundo, pelos respetivos autores, vindos de cerca de 30 países.

Partilhe:
Exit mobile version