Home » Sociedade » Conferências » Conferência sobre a Índia no Museu do Oriente
Conferência sobre a Índia no Museu do Oriente

Conferência sobre a Índia no Museu do Oriente

O Museu do Oriente organiza um workshop sobre Fotografia de Viagem, no dia 26 de Fevereiro, e a Conferência “O que é a Índia?”, a 5 de Março, porque as viagens voltam a ser uma possibilidade, para inspirar futuras aventuras e criar memórias.

“O que é a Índia?” é o que Jorge Vassallo explica no dia 5 de Março, durante uma conferência, de entrada gratuita, que conta ainda com a participação da antropóloga Rosa Maria Perez e da banda SENZA, cujas composições são inspiradas em viagens.

Da nostálgica memória da primeira vez que aterrou em Bombaim, ao emocionante “dar-de-frosques” no rebentar da pandemia, Jorge Vassallo revisita várias aventuras, no decorrer desta palestra, como o dia em que foi convidado para a festa de aniversário do marajá de Jaipur; a queda de mota em Goa, que o levou aos meandros de Bollywood e que transformou a sua vida; o mês que viveu paredes-meias com um canibal que era descendente de Robert Louis Stevenson; os 5.000 quilómetros em cima de uma vespa que não era bem uma Vespa; entre muitas outras.

A Índia está presente no imaginário de Jorge Vassallo desde muito cedo. Bisneto do último Governador Geral da Índia Portuguesa (Goa, Damão e Diu), cresceu rodeado de referências a este país. Licenciado em Publicidade no IADE, trabalhou vários anos como copywriter, tirou um curso de Escrita Criativa e incursou, também, na produção de filmes e eventos. No entanto, foi quando trocou as agências e as campanhas por uma vida dedicada às viagens e aos livros, que finalmente encontrou a sua vocação, tendo sido tour leader na Ásia durante uma década.

Conferência “O que é a Índia?”
Com Jorge Vassallo e Rosa Maria Perez
5 Março
17.00
Duração: 120’
Gratuito, mediante levantamento de bilhete no próprio dia

Como preparar uma reportagem de viagem, o que retratar, como abordar as pessoas e qual a hora ideal para fotografar, são alguns dos conceitos partilhados no workshop de Fotografia de Viagem, pelo fotógrafo Nuno Lobito. Além dos princípios básicos da fotografia digital, e a sua aplicação criativa em todos os tipos de projectos, o programa inclui a análise de diferentes estilos fotográficos, o planeamento de uma reportagem, critérios de edição e uma saída de exteriores com posterior tratamento das imagens realizadas. Para quem se interessa por Fotografia e tudo o que esteja relacionado com viagens, esta é a oportunidade ideal para aprender a analisar os pontos de interesse do destino e, quem sabe, tornar-se um verdadeiro repórter.

Workshop Fotografia de Viagem
Com Nuno Lobito
26 Fevereiro
Horário: 10.00-18.00
Participantes: mín. 10, máx. 20
Preço: 60 €

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.