Site icon Ipressjournal

Conferência sobre o Caminho de Santiago em Palmela

Conferência sobre o Caminho de Santiago em Palmela

Palmela recebe, a 30 de outubro, a conferência “Espanha, Portugal e o Caminho de Santiago. Caminhos do Caminho”, integrado na “Mostra Espanha”. Esta conferência, organizada pela Câmara Municipal de Palmela, através do GEsOS – Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago e o Ministério da Cultura de Espanha, terá coordenação a cargo de Feliciano Novoa Portela e Isabel Cristina F. Fernandes.

Com início às 9h00, no Cine-Teatro S. João, o evento, tendo como fio condutor o Caminho de Santiago e através de diferentes pontos de vista, pretende oferecer um vasto panorama sobre este elemento, que tem unido Portugal e Espanha desde o século XII. Existem muitos caminhos para Santiago, repletos de natureza, música, arte, história, de peregrinas/os e turistas. De todos estes caminhos se falará neste Colóquio, pela voz de especialistas dos dois países nas questões que giram em torno do Caminho e da vida.

Após as sessões teóricas, o Colóquio encerra, às 17h30, com duas iniciativas na Igreja de Santiago (Castelo de Palmela): a inauguração da Exposição “El Camino ilustrado” – uma coleção de aguarelas de Alicia Aradilla sobre o Caminho de Santiago – e o Concerto “Lorca Peregrino”, por Samuel Diz (Guitarra Clássica Galega), com a participação do Tenor Jonatan Alvarado.

De participação gratuita, o evento destina-se a investigadoras/es, agentes turísticos, professoras/es dos vários níveis de ensino, estudantes do ensino universitário e secundário, técnicas/os de autarquias e público em geral. As inscrições devem ser efetuadas até 28 de outubro, preenchendo a ficha de inscrição disponível brevemente em www.cm-palmela.pt e enviando-a por e-mail, para patrimonio.cultural@cm-palmela.pt. Serão entregues certificados de participação. Mais informações: 212 336 640 ou patrimonio.cultural@cm-palmela.pt.

Recorde-se que Palmela integra, desde julho deste ano, o Caminho de Santiago – Caminho Central Português – Variante da Península de Setúbal, projeto que resultou de um trabalho conjunto dos Municípios de Palmela e Setúbal e da Associação de Peregrinos Via Lusitana. Com uma extensão total de cerca de 90 km, a terceira etapa (Setúbal – Vendas de Azeitão), com 18 km, passa pelo concelho.

Partilhe:
Exit mobile version