Site icon Ipressjournal

Conserveira Pinhais é um dos símbolos do Norte

Conserveira Pinhais é um dos símbolos do Norte

Sob o mote “O sabor é o Nosso Norte”, a Pinhais, centenária conserveira de Matosinhos, a par do Mercado do Bolhão, foi o projeto eleito pela iniciativa “A Europa na minha região”, uma organização conjunta da Comissão Europeia, em colaboração com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte).

Com o objetivo de dar a conhecer as tradições e a cultura da região norte, ao longo de um mês, até 3 de dezembro, os projetos receberão atividades direcionadas a famílias e crianças em idade escolar.

À descoberta da história da indústria conserveira, nos dias 22, 23 e 24 de novembro, a Pinhais recebe visitas de alunos de diferentes escolas da região, que terão oportunidade de fazer um roteiro pela sua fábrica centenária histórica, assim como pelo “Conservas Pinhais Factory Tour, Museu-Vivo que visa contribuir para a sustentabilidade e valorização desta indústria viva, dando a conhecer o património material, imaterial e salvaguardar e valorizar a sua memória.

No decorrer das visitas, os alunos serão desafiados a criar uma ilustração para a edição comemorativa de conservas da Pinhais, dedicada a esta ação “A Europa na minha região”. Os desenhos serão avaliados por um júri da região, sendo que a ideia vencedora será anunciada no almoço de encerramento, a realizar na conserveira, sábado, dia 3 de dezembro. Este momento assinalará o encerramento do mês de atividades, sendo destinado a associações e organizações locais. No almoço haverá uma degustação de conservas da Pinhais e de produtos locais e regionais do Mercado do Bolhão, a outra entidade eleita e que integra a iniciativa. Além de potenciar a gastronomia regional, o momento serve de ligação entre os dois projetos emblemáticos da região Norte.

Segundo Patrícia Sousa, diretora de marketing da Pinhais “Sermos eleitos um dos símbolos da nossa região na iniciativa “A Europa na minha região” é para nós motivo de enorme orgulho, uma vez que representa a oportunidade de trazer mais pessoas à descoberta da história da indústria conserveira, tão importante na região e símbolo da Portugalidade e da qualidade dos produtos nacionais. Ao longo do último século, a Pinhais manteve o método tradicional em 100% da sua produção, sendo atualmente a única fábrica de conservas em Portugal a privilegiar este método de fabrico, o que confere autenticidade às suas conservas. Também a aposta no turismo com a abertura há um ano do Museu-Vivo “Conservas Pinhais Factory Tour” veio contribuir para salvaguardar e valorizar a memória da indústria conserveira.”

Recorde-se que “A Europa na minha região” é uma iniciativa de comunicação conjunta que mostra a ação da União Europeia para regiões de toda a Europa. Depois da Madeira, o Norte é a segunda região portuguesa a participar na iniciativa tendo sido selecionados dois projetos, uma da Pinhais, em Matosinhos, e o outro do Mercado do Bolhão, no Porto.

Partilhe:
Exit mobile version