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Consumidores com limites para presentes de natal

Consumidores com limites para presentes de natal

Num período em que as marcas recorrem a diversas campanhas para celebrar o Natal e as pessoas já estão dentro do espírito natalício, a Escolha do Consumidor realizou um estudo online para analisar as preferências, tendências e hábitos dos consumidores nesta época.

A maior parte dos consumidores (39%), planeia gastar entre 100‚ā¨ a 250‚ā¨ em presentes e 29% entre 250‚ā¨ a 500‚ā¨. Apenas 9% planeia gastar mais de 500‚ā¨, enquanto 23% prefere reduzir os custos e gastar at√© 100‚ā¨.

A Escolha do Consumidor também questionou a quantas pessoas os consumidores iriam oferecer prendas de Natal este ano: 46% respondeu entre 5 a 10 pessoas, 27% apenas até 5 pessoas e outros 27% pretende oferecer a mais de 10 pessoas. 64% quer manter a tradição de comprar nas lojas físicas, no entanto 36% dos consumidores já pretende fazer as suas compras de Natal via online.

Neste estudo, 71% dos consumidores revela que planeia comprar antecipadamente os seus presentes de Natal e apenas 29% costuma comprar por impulso. Assim, 45% indica que tem por hábito comprar os presentes com semanas de antecedência, 36% compra um mês antes e 8% só compra na véspera de Natal. Curiosamente, 7% compra meses antes e 5% prefere comprar depois do Natal, na época dos saldos.

Para a escolha dos presentes, 35% dá preferência a artigos com descontos, 33% dá primazia à qualidade dos produtos, 17% gosta de oferecer prendas com mais originalidade, 10% já se preocupa em comprar presentes sustentáveis e 6% revela que a marca dos produtos prevalece na escolha dos mesmos.

Roupa e acess√≥rios de moda ser√° a op√ß√£o de compra dos presentes para 41% dos consumidores. 16% ir√° comprar mais brinquedos para oferecer, 14% est√° mais inclinado para a compra de tecnologia e 10% prefere comprar produtos ou experi√™ncias de beleza e bem-estar. H√° quem prefira este ano fazer os seus pr√≥prios presentes (5%), uma solu√ß√£o original, econ√≥mica e sustent√°vel. Livros, artigos de decora√ß√£o, artigos de desporto e viagens tamb√©m est√£o na lista do ‚ÄúPai Natal‚ÄĚ dos consumidores este ano.

E de que forma vão os portugueses aproveitar esta época natalícia? São vários os planos para este Natal, no entanto, 58% quer visitar a família e 17% tem muitos jantares previstos com amigos. Segundo os dados obtidos, 55% dos consumidores vai celebrar o Natal na sua própria casa e 45% em casa de familiares.

‚ÄúO Natal √© uma das alturas do ano mais especial para os consumidores, o que se transforma num momento em que as marcas t√™m tamb√©m de estar √† altura das expectativas e das necessidades. Come√ßamos a assistir a uma maior preocupa√ß√£o ambiental, o que significa que as marcas dever√£o continuar a dar cada vez mais relev√Ęncia e a adaptarem-se ao consumo sustent√°vel. Ao n√≠vel dos gastos, muitos consumidores planearam com anteced√™ncia as suas compras, o que demonstra aten√ß√£o √† atual conjuntura e preocupa√ß√£o com a gest√£o financeira, resistindo √† compra por impulso‚ÄĚ, comenta Jos√© Borralho, CEO da Escolha do Consumidor.

Decorar a casa com o espírito de Natal também está na lista de afazeres dos portugueses, pois 85% afirma que adora decorar a sua casa. Há quem comece por fazê-lo com 1 mês de antecedência (78%), outros no início do mês de dezembro (11%), como manda a tradição, e outros indicam que decoram a casa apenas semanas antes do Natal.

68% dos consumidores utiliza a mesma decora√ß√£o todos os anos, mas gosta de mudar sempre alguns apontamentos de ano para ano. Segundo Carolina Afonso, CEO do Gato Preto: ‚ÄúO Gato Preto √© a marca de elei√ß√£o dos consumidores no momento de escolher a decora√ß√£o de Natal, uma vez que nos caracterizamos como uma marca que d√° resposta a todos os gostos e estilos, do mais extravagante, onde inclu√≠mos os brilhos, ao mais tradicional, nos tons cl√°ssicos de Natal, mantendo a versatilidade e sofistica√ß√£o caracter√≠sticas da marca. As cole√ß√Ķes de design exclusivo Gato Preto s√£o, sem d√ļvida, um fator de diferencia√ß√£o, pois s√£o √ļnicas e excelentes op√ß√Ķes de presentes de Natal.‚ÄĚ

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