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Consumo estrangeiro impulsionou a faturação na Páscoa

Consumo estrangeiro impulsionou a faturação na Páscoa

O consumo estrangeiro durante a semana da Páscoa representou 26% do total da faturação registada em Portugal, entre 25 e 31 de março de 2024, segundo a conclusão do REDUNIQ Insights, relatório da REDUNIQ, a rede nacional de aceitação de cartões nacionais e estrangeiros e marca da UNICRE.

Para estes dados contribuiram os turistas de Espanha (12%), Reino Unido (12%), Estados Unidos (11%), Irlanda (11%) e da Alemanha (8%) que mais impulsionou a performance dos negócios portugueses. Dados que Tiago Oom, Chief Commercial Officer da UNICRE e porta-voz oficial do REDUNIQ Insights, considera “muito positivos, e que refletem a curva de crescimento da procura de Portugal enquanto destino de férias, uma tendência que se tem vindo a consolidar nos últimos anos”. Ao mesmo tempo, o especialista refere ainda como ponto positivo o facto desta tendência ser “crucial para a digitalização dos negócios, na medida em que são os consumidores estrangeiros os primeiros a trazer uma necessidade por novas formas de pagamento, cenário que resulta num maior interesse dos comerciantes em incorporar estes novos métodos e responder aos emergentes comportamentos de consumo”.

Já quando analisadas as regiões onde mais o peso do consumo estrangeiro foi mais expressivo, durante a semana da Páscoa, destacam-se as regiões da Madeira (47%), Faro (46%), Lisboa (27%) e Viana do Castelo (27%). Especificamente no setor da hotelaria e atividades turísticas, o peso da faturação estrangeira situou-se nos 78%, com os distritos de Faro (86%), Madeira (86%), Lisboa (83%) e Porto (78%) a terem uma procura igual ou superior ao ano passado. Já no setor da restauração, o peso do consumo estrangeiro alcançou os 36%, com destaque para as regiões de Faro e Madeira, que registaram um valor de 63% e 53%, respetivamente.

Também o consumo nacional aumentou durante o fim de semana da Páscoa (de 29 a 31 de março), face ao ano passado, registando um crescimento da faturação e do número de transações de 12% e 10%, respetivamente. Indicadores que justificam o aumento da faturação total de 8% face ao período da Páscoa de 2023.

Quando analisadas as datas de maior consumo, o acquirer português concluiu que na quinta-feira (28 de março) registou-se um crescimento de 44% face à média das restantes quintas-feiras de março. Já em relação à Sexta-Feira Santa (29 de março), verificou-se um aumento de 10% do volume de faturação, face à Sexta-Feira Santa do ano passado (7 de abril de 2023) e também uma evolução positiva face à média das restantes sextas-feiras do mês de março deste ano (+22%). Numa análise mais fina, e fazendo um comparativo entre os dias anteriores à Páscoa e à média do restante mês de março de 2024, é de salientar um crescimento de 34% e 33%, respetivamente, para sexta-feira e sábado.

Os dados recolhidos têm como base o REDUNIQ Insights, a solução de conhecimento que analisa as transações registadas pela rede de aceitação de pagamentos da REDUNIQ.

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