Home » Sociedade » Notícia* » Corrida ao serviço do Pai Natal em Novembro e Dezembro
Corrida ao serviço do Pai Natal em Novembro e Dezembro

Corrida ao serviço do Pai Natal em Novembro e Dezembro

“Pai Natal” é um dos serviços disponíveis na plataforma Fixando, com pedidos desde o mês de novembro. Armando Veloso, que desempenha a função de “Pai Natal”, explica que é necessário ter “muita imaginação”, enquanto David Ferreira, também “Pai Natal”, realça a importância do disfarce.

Na Fixando, plataforma portuguesa para a contratação de serviços locais, existe um serviço inusitado que não tem qualquer pedido de profissionais até chegar ao mês de novembro, e só atinge um número expressivo no último mês do ano: o “Pai Natal”.

“Tenho dois tipos de clientes”, explica Armando Veloso, 28 anos, natural do Porto. “Em novembro aparecem as pessoas mais preocupadas, que reservam logo o dia que desejam, e agora surgem os clientes que marcam em cima da hora”. Os dados da Fixando confirmam que 70% dos pedidos para a categoria “Pai Natal” foram efetuados em dezembro, sendo que os restantes 30% foram realizados no mês de novembro.

Em espaços públicos ou particulares, desde centros comerciais a escolas, Armando Veloso é um dos profissionais que aproveita a época natalícia para se transformar no Pai Natal, dividindo-se no resto do ano entre as personagens de palhaço, DJ, ou mágico, sobretudo em aniversários e casamentos. “É fundamental ter uma imaginação muito fértil”, indica Armando Veloso sobre o que é necessário para vestir o fato vermelho e colocar a barba branca. “Os pequenos fazem todo tipo de perguntas, e temos de estar psicologicamente preparados para responder a tudo”.

“Este trabalho depende muito do tipo de público”, analisa David Ferreira, 37 anos, natural de Coimbra, há mais de uma década a fazer de Pai Natal. Em relação ao habitual público infantil, David indica que basta “conseguir fazê-los se envolverem na magia da conversa em dois a três minutos”, e com o público adulto, normalmente dentro de empresas, “requer uma interação mais à base da comédia, com algumas magias pelo meio”.

O primeiro serviço de Armando Veloso como Pai Natal foi num centro comercial, espaço de trabalho mais comum para grande parte dos profissionais contratados para desempenhar esta personagem. Por norma, é o Pai Natal que deve fornecer a própria roupa e os adereços, fundamentais para compor o disfarce. “Uso fatos profissionais completos, desde a barriga falsa ao saco, porque as crianças prestam atenção a todos os detalhes”, explica David Ferreira. “Mas o mais importante no disfarce é ao nível da cara, ou seja, a barba, os óculos e capuz”.

“O maior desafio é não sabermos se podemos dizer às crianças se vão receber aquilo que estão a pedir, porque não conhecemos a situação financeira da família”, reflete Armando Veloso, acrescentando que apesar de haver sempre um ou outro “chico esperto”, fica sempre contagiado pela “alegria das crianças com a presença do Pai Natal”.

Sobre a Fixando
A Fixando (www.fixando.pt) é a plataforma online de origem portuguesa que facilita a contratação de serviços locais.
Através da sua plataforma web e mobile, bem como da sua APP, a Fixando ajuda os utilizadores a simplificar o processo de contratação de um determinado serviço, quer se trate da contratação de um Eletricista, um profissional de Remodelações, um serviço de Catering, um Fotógrafo ou um Contabilista. Existem mais de 1.200 categorias de serviços disponíveis.
Para os profissionais, pequenas empresas e freelancers, a Fixando torna-se numa ferramenta privilegiada para a angariação de mais clientes e consequentemente o aumento do volume de negócios.
Lançada no mercado em janeiro de 2017, a Fixando está já atualmente a operar em 14 países: Portugal, Alemanha, Áustria, Suíça, Espanha, México, Chile, República Dominicana, Irlanda, Nova Zelândia, Singapura, Canadá, Reino Unido e Austrália.
Já em 2018, a Fixando foi distinguida com o prémio Portugal 5 estrelas 2018, tendo vencido na categoria “Plataforma online de contratação de serviços” e também com o prémio ACEPI Navegantes XXI, onde venceu na categoria de Melhor Inovação Digital do ano.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.