Home » Atualidade » Nacional » Covid 19: Hospital dos Covões em Coimbra está em Rutura
Covid 19: Hospitais de Coimbra estão em Rutura

Covid 19: Hospital dos Covões em Coimbra está em Rutura

O Hospital dos Covões, unidade Covid do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), está “em rutura e sem condições de trabalho em segurança”, alertou hoje o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Segundo o Sindicato, a situação naquela unidade hospitalar é de rutura, denunciando que hoje, cerca de 30 doentes com covid-19, não tinham lugar para serem internados, os quais aguardavam uma vaga nas enfermarias.

O CHUC que tinha anunciado na terça feira, o aumento do número de camas Covid 19, de 161 para 230, foi contrariado na nota do Sindicato, porque segundo o mesmo, “o aumento de camas para doentes com covid-19, tem necessariamente de ser acompanhado por um reforço de profissionais”.

A administração do CHUC tem argumentado que não há profissionais para contratar, mas como resposta, o Sindicato afirma que uma das soluções, passaria pelo “aumento do horário semanal dos enfermeiros ao serviço, das 35 horas para as 42 horas, com a respetiva contrapartida financeira”, uma possibilidade que a administração ainda não implementou, apesar de o poder fazer no atual contexto pandémico.

Entretanto outros hospitais, enfrentam problemas semelhantes, segundo as agências de notícias, no dia de hoje, os Hospitais de Viseu e da Guarda, também já atingiram a rotura, com doentes Covid espalhados pelas urgências, corredores e salas improvisadas, enquanto doentes com outras patologias, ficam sujeitos a uma assistência menos cuidada.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.