Home » Gastro & Vinhos » Restaurantes & Bares » Cozinha de autor pelo Chef Hari Chapagain no OVEN
Cozinha de autor pelo Chef Hari Chapagain no OVEN

Cozinha de autor pelo Chef Hari Chapagain no OVEN

A cozinha de autor era para Hari Chapagain apenas um sonho, finalmente concretizado no OVEN, o restaurante na Rua dos Fanqueiros em Lisboa, pela resiliência de lutar por um projeto com a sua assinatura, ainda que atravessado pela pandemia e por todos os desafios que colocou ao sector da restauração.

Alimentado pelo desejo de surpreender os seus clientes e com um grande respeito por tudo o que é autêntico o objetivo de Hari Chapagain era desenvolver o conceito de juntar os sabores tradicionais com uma fusão de especiarias que haveria de atrair pessoas de todo o mundo.

Hari nasceu no Nepal, de onde saiu aos 23 anos rumo à Europa, ao encontro de oportunidades de trabalho, tendo vivido durante alguns anos entre Portugal e Espanha. Pôde entregar-se ao que mais gostava de fazer, cozinhar, experimentado novos práticos e técnicas, acrescentando assim várias aprendizagens, que lhe deram a experiência necessária para construir a sua carreira.

Com o orgulho de quem partilha o seu conhecimento com o mundo, Hari não hesita em afirmar que o seu restaurante é tão importante para si, como Portugal, onde o seu coração nunca deixou de estar. Lisboa, uma cidade que se tornou tão cosmopolita e também famosa pela diversidade da oferta gastronómica, acabou por ser o local mais natural para abrir o OVEN.

O forno que o chef Hary Chapagain trouxe da Índia já é o mais famoso de Lisboa e encontra-se no restaurante Oven (@ovenlisboa), que apresenta agora uma carta renovada. O menu do Oven continua a integrar pratos clássicos da Índia e do Nepal, país de origem do Chef, com grande destaque para pratos de fusão que dão a conhecer iguarias do Oriente com um twist moderno.

Hari tem uma atenção especial com os seus clientes e percebendo a atração por estes pratos de fusão – os “Specials” – optou por fazer destes os pratos essenciais para conhecer o ADN do restaurante, aumentando a sua oferta. O resultado é mais uma vez fantástico e resulta da mistura de especiarias com as carnes ou peixes que, cozinhados com uma temperatura uniforme em todo o seu redor, saiem tão suculentos e com um sabor único do tandoor, o famoso forno indiano.

Os novos pratos especiais do OVEN

No novo menu do OVEN, para além dos pratos tradionais e autênticos que têm lugar cativo no restaurante, vai encontrar o novo Fish Tawa, um prato de robalo, confeccionado com uma rigorosa seleção de ervas e especiarias que constituem o condimento secreto. Depois de várias experiencias, o Chef criou uma receita com uma mistura extraordinária de ingredientes e especiarias, estando certo que vai ser uma excelente surpresa.

Outra das novidades é o Lamb Shank Biryani. O Biryani é uma das receitas indianas mais antigas e tradicionais e normalmente o que diferencia os vários Biryanis é o tipo de ingredientes com o qual se conjugam. Hari escolheu o borrego, confeccionado lentamente no seu forno especial. “De forma a garantir que tudo saisse na perfeição, mantivemos a base da receita tradicional de Biryani onde os ingredientes principais são arroz, frutos secos, cebola frita, carnes ou legumes e especiarias que são especialmente preparadas para este prato, mas os nossos clientes vão certamente encontrar um twist de sabor ao experimentá-lo”, explica Hary Chapagain.

Também do forno vem uma nova proposta de pato, o Duck Magret, um delicioso pedaço de carne do peito flambeado no tandoor, previamente marinado em ervas e especiarias nepalesas. É servido com vegetais em molho agridoce.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.