Home » Gastro & Vinhos » Vinhos » Cresce a produção de Vinhos do Douro e Porto
Aumenta a produção de Vinhos do Douro e Porto

Cresce a produção de Vinhos do Douro e Porto

O Conselho Interprofissional do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP, IP), estabeleceu o número de 116 mil pipas de mosto (550 litros cada), para a produção de Porto em 2022. A decisão foi anunciada no comunicado de vindima do (IVDP, IP).

A decisão unânime do Conselho Interprofissional que teve lugar esta quinta feira, corresponde a um aumento de 12 mil pipas relativamente a 2021. “Este é um sinal de confiança que é dado pelo setor e que visa a sustentabilidade económica e social da região num ano de grande imprevisibilidade”, sustenta o presidente do IVDP, IP, Gilberto Igrejas.

No final do Conselho Interprofissional o presidente do IVDP, IP, lembrou que “2021 foi um ano excecional, em que foram atingidos valores recorde e que os dados disponíveis do primeiro semestre deste ano mostram, igualmente, um bom comportamento, se levarmos em conta o contexto internacional”. Enfatizando ainda “o excelente comportamento do mercado nacional”, que, lembra, “tem vindo em crescendo”.

O IVDP, IP emitiu este ano, tal como tinha vindo a ser trabalhado com as instituições do setor, um pré-comunicado de vindima “em nome do rigor e da transparência” e para uma melhor orientação dos produtores.

Ao longo de todo o ano, foram partilhados os dados disponíveis no que se refere à produção de uva e de vinho em todas as sub-regiões, a evolução da área de vinha e o preço da compra da uva. Dos números apresentados, realce para o pagamento médio da pipa de vinho do Douro em 2020 e em 2021, que regista uma subida e que é um dos grandes desígnios traçados pelo IVDP, IP.

O comunicado de vindima estipula a produção autorizada de vinho do Porto em cada vindima, o que vulgarmente é conhecido como benefício. Os valores alcançados resultam do consenso unânime alcançado no Conselho Interprofissional da instituição entre as necessidades do comércio e as disponibilidades da produção.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.