Home » Sítios & Viagens » Viagens » Cresce o número de passageiros nos aeroportos nacionais
Cresce o número de passageiros nos aeroportos nacionais

Cresce o número de passageiros nos aeroportos nacionais

O movimento de passageiros nos 10 aeroportos da rede VINCI em Portugal, cresceu no segundo semestre do ano, na ordem dos 7,8%, graças ao significativo aumento de novas rotas e destinos, para regiões e diferentes países, pelas diversas companhias que operam os aeroportos nacionais.

Em termos globais, a VINCI Airports continua a registar um crescimento sustentado do número de passageiros nas instalações que gestiona. Durante o segundo trimestre de 2019, o número de passageiros na rede VINCI Airports aumentou 7,3% em comparação com o mesmo trimestre de 2018, com um total de 66,2 milhões de passageiros movimentados nos 46 aeroportos da rede.

Estes bons resultados reflectem, a abertura de várias ligações aéreas, muitas vezes pela primeira vez, de e para diferentes capitais mundiais. Em Portugal, por exemplo, a Qatar Airways abriu a primeira ligação direta entre Lisboa e Doha em junho, enquanto a TAP Air Portugal lançou novas rotas, entre as quais, Washington DC.

Na Sérvia, o trabalho realizado pela VINCI Airports com as companhias aéreas desde a sua chegada no final de 2018 levou ao regresso da Air France, que reabriu a linha Paris-Belgrado após uma ausência de seis anos. Além disso, a Wizz Air abriu uma nova ligação entre a capital sérvia e o aeroporto Lyon-Saint Exupéry, que também é operado pela VINCI Airports. O número de passageiros no aeroporto de Belgrado subiu 7,4% no segundo trimestre de 2019.

No Japão, os aeroportos de Kansai registaram um crescimento de 7,6% no número de passageiros em comparação com o segundo trimestre de 2018. Desde 31 de março de 2019, a British Airways opera um serviço direto entre o Aeroporto Internacional de Kansai e Londres Heathrow, após 21 anos de ausência. Destaca-se o esforço excepcional realizado pelos aeroportos de Kansai durante o G20 em Osaka nos dias 28 e 29 de junho: mais de 30.000 participantes, incluindo 37 chefes de estado, chefes de governos, delegações nacionais e grandes organizações internacionais, foram tratados numa operação continua, sem interrupções.

No Camboja, as três instalações operadas pela VINCI Airports voltaram a apresentar um excelente desempenho, com crescimento de 25,1% no segundo trimestre. Em junho, a Emirates abriu um novo serviço diário entre Phnom Penh e Dubai, enquanto a Citilink inaugurou o primeiro voo direto entre Phnom Penh e Jacarta.

Em França, o Aeroporto Lyon-Saint Exupéry, onde o número de passageiros subiu 7,7%, recebeu no final de junho o ACI Best Airport Award na categoria de 10-15 milhões de passageiros, recompensando o compromisso da VINCI Airports em responder ao crescimento da procura ao mesmo tempo que melhora a qualidade do serviço. O aeroporto de Nantes continuou com um crescimento sólido (+ 20,5%), impulsionado principalmente pela abertura de uma base da easyJet em abril. Outros aeroportos franceses da rede VINCI Airports também aumentaram o número de destinos, incluindo Clermont-Ferrand (+ 3,4%), que tem uma nova ligação regular para Lisboa operada pela Ryanair.

No Reino Unido, o número de passageiros no aeroporto Gatwick (Londres), que se juntou à rede VINCI Airports em maio de 2019, subiu 1,7% no segundo trimestre, para 12,5 milhões. O aeroporto de Belfast viu o tráfego aumentar 5,6% no mesmo período.

No Brasil, o fim dos voos domésticos da Avianca Brasil após declarada a falência em dezembro de 2018 resultou num declínio pontual do número de passageiros no aeroporto de Salvador (-12,9%) no segundo trimestre. As equipas comerciais da VINCI Airports continuam confiantes no potencial de crescimento da região de Salvador da Bahia, que aumentou após a decisão recente do governo regional de reduzir o imposto em voos domésticos (ICMS) para companhias aéreas que operam no Estado da Bahia.

Na República Dominicana, após um ano difícil em 2018, marcado pela falência de várias companhias aéreas, o tráfego está novamente em alta nos seis aeroportos operados pela VINCI Airports, com uma subida de 14,2% no segundo trimestre.

Nicolas Notebaert, presidente da VINCI Airports e CEO da VINCI Concessions, disse: “O desenvolvimento de novas rotas é essencial para o projeto de criação de valor da VINCI Airports, que adotou uma abordagem proativa nas parceria com as companhias aéreas. Ao facilitar o intercâmbio turístico, comercial e cultural, cada novo elo ajuda a promover o país anfitrião e a impulsionar o seu crescimento económico ”.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.