As reclamações dirigidas ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes, sofreram um significativo aumento, segundo o Portal da Queixa. Desde o início do ano, foram apresentadas cerca de 4.000 reclamações. Os problemas relacionados com a carta de condução são um dos principais motivos da insatisfação dos consumidores.
Entre 01 de janeiro e 30 de setembro de 2021, o Portal da Queixa recebeu um total de 3.776 reclamações dirigidas ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT). Um crescimento de 179% face ao período homólogo, onde se verificaram apenas 1.354 queixas. A análise permite constatar ainda que, ao longo deste ano, o número de queixas mensal apresentado evolui de forma crescente, exceto no mês de julho. Só em setembro último, os consumidores apresentaram 577 queixas contra o IMT.
Dificuldades com a obtenção da carta de condução – troca de título de condução estrangeiro, renovação, emissão e envio -, correspondem à maioria das reclamações reportadas na maior rede social de consumidores em Portugal (62%). De salientar que, destes 62%, 47% das queixas refere-se, exclusivamente, a problemas relacionados com a troca de título de condução estrangeiro.
Os problemas relacionados com veículos (homologações, matrículas, livretes, documentação, inspeções), pesam 12% no total das queixas apresentado este ano.
Motivo de reclamação foi também a falta de qualidade dos serviços de atendimento e do funcionamento do portal do IMT, entre outros problemas, a pesar 4% nas reclamações de 2021.
A dificuldade na marcação de exames de avaliação foi outro problema apontado pelos condutores (2% das queixas).
Dario Assunção, é um dos casos que denuncia a inoperância do IMT relativamente à obtenção da carta de condução: “Recebi um e-mail sobre o processo de troca de carta de condução estrangeiro, e-mail que pedia para enviar documentos para IMT, e para dar autorização aos dados biométricos no site da IMT, e que em prontidão fiz o que foi pedido até agora não recebi nenhum indicação se foi recebido os documentos ou se é necessário mas algum documento, visto que tenho um papel que serve de carta provisória mas nem todos as forças de segurança tem informação suficiente para saber que este documento é válido neste momento estou sem saber o que fazer.”
A urgência em ter a carta de condução para poder trabalhar, levou Gustavo Silva a apresentar uma reclamação no Portal da Queixa, no início de setembro passado. Passou um mês e ainda não obteve resposta do IMT. “Olá, minha carta de condução brasileira ira vencer já no dia 02/09/2012, e já fiz meu pedido de troca da carta junto ao imt. E preciso muito da carta para trabalhar, peço que mim ajudem por favor. Pois ainda não tive resposta.”