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Crescem as reclamaƧƵes dirigidas Ơs autarquias

Crescem as reclamaƧƵes dirigidas Ơs autarquias

EstĆ£o a aumentar as reclamaƧƵes dos munĆ­cipes dirigidas Ć s autarquias do paĆ­s. Este ano, o Portal da Queixa jĆ” recebeu mais de 1.500 reclamaƧƵes, uma subida de 21%, face ao mesmo perĆ­odo de 2022.

As cĆ¢maras municipais de Lisboa, Almada, Loures, Vila Nova de Gaia e Porto sĆ£o as mais visadas. Os munĆ­cipes queixam-se de problemas relacionados com Falta de Limpeza, Obras, IluminaĆ§Ć£o PĆŗblica, RuĆ­do e Estacionamento.

EstĆ£o os munĆ­cipes portugueses a queixar-se mais ou menos? Quais sĆ£o as autarquias do paĆ­s que mais reclamaƧƵes recebem? Quais as principais queixas dos cidadĆ£os? Qual o nĆ­vel de performance de resoluĆ§Ć£o das autarquias? As questƵes motivaram um estudo do Portal da Queixa que identificou uma subida do nĆŗmero de reclamaƧƵes dirigidas Ć s cĆ¢maras municipais.

Entre janeiro e agosto deste ano, jĆ” foram registadas no Portal da Queixa 1.528 reclamaƧƵes contra as autarquias do paĆ­s, um crescimento na ordem dos 21%, em comparaĆ§Ć£o com o perĆ­odo homĆ³logo de 2022, onde se verificaram 1.261queixas.

As mais reclamadas em 2023

De acordo com a anĆ”lise, figuram na lista das cinco autarquias mais reclamadas de 2023: a CĆ¢mara Municipal de Lisboa com um volume de reclamaƧƵes de 23.6%, uma subida de 25% face a 2022. Segue-se a CĆ¢mara Municipal de Almada a acolher 12.8% das queixas, um aumento de 14% em relaĆ§Ć£o ao ano passado. Em terceiro, a absorver 5.2% das ocorrĆŖncias, a CĆ¢mara Municipal de Loures que assiste a um crescimento de mais de 70% das reclamaƧƵes este ano.

A norte do paĆ­s, em quarto lugar, alvo de 4.3% das queixas geradas durante os primeiros oito meses do ano, estĆ” a CĆ¢mara Municipal de Vila Nova de Gaia, seguida da CĆ¢mara Municipal do Porto, que acumula 3.8% das reclamaƧƵes e, das cinco autarquias, Ć© a que regista a subida mais acentuada face a 2022, mais 107%.

Relativamente Ć  performance das autarquias no que se refere Ć  resposta e resoluĆ§Ć£o dos problemas reportados, com os trĆŖs melhores ƍndices de SatisfaĆ§Ć£o estĆ£o: a CĆ¢mara Municipal da NazarĆ©, com uma pontuaĆ§Ć£o atribuĆ­da pelos consumidores de 90.8 em 100; a CĆ¢mara de Sesimbra (89.6/100) e a CĆ¢mara de Lagos (73.8/100).

Segundo revela uma anĆ”lise especĆ­fica Ć s autarquias por distrito, no topo da tabela continua a posicionar-se a CĆ¢mara Municipal de Lisboa ao recolher 63% das queixas geradas este ano; segue-se a CĆ¢mara Municipal do Porto (10.1%); a autarquia de Braga (3.1%), a autarquia de Coimbra (3%) e a CĆ¢mara Municipal de Faro (2.8%), mas a Ćŗnica que regista uma descida do nĆŗmero de reclamaƧƵes face a 2022 (-20%).

No que se refere ao volume de reclamaƧƵes mensal ao longo de 2023, nos primeiros semestre, cada mĆŖs gerou perto de 200 queixas, sendo que, julho e agosto jĆ” ultrapassam as 220 reclamaƧƵes, com 255 e 221, respetivamente.

De que reclamam os munĆ­cipes?

Entre os cinco principais motivos de reclamaĆ§Ć£o dos munĆ­cipes, em 2023, estĆ£o problemas relacionados com a Falta de Limpeza (22%), onde sĆ£o reportadas queixas sobre falha de recolha de lixo e de limpeza de terrenos, um motivo que cresceu 35%, em relaĆ§Ć£o a 2022.

A gerar 15.8% das reclamaƧƵes dos munĆ­cipes estĆ£o as Obras, que englobam demora, danos causados, obras mal executadas e trĆ¢nsito causado pela intervenĆ§Ć£o, um tema que sobe 12.9%.

A motivar 7.2% das ocorrĆŖncias registadas estĆ” a IluminaĆ§Ć£o PĆŗblica, onde sĆ£o apontados constrangimentos pela falta ou demora nas reparaƧƵes. O motivo aumentou 10% face ao ano passado.

O Barulho ocupa uma fatia de 6.3% das queixas, com os munĆ­cipes a denunciarem situaƧƵes de ruĆ­do fora do horĆ”rio legal. O tema cresce 8.5%, em comparaĆ§Ć£o com 2022.

A gerar 5.3% das reclamaƧƵes estĆ£o problemas relacionados com o Estacionamento. SĆ£o relatos de falta de lugar para estacionar, viaturas estacionadas em lugares indevidos ou multas aplicadas por estacionamento em lugar indevido. O motivo supera em 25% o volume registado em 2022.

Segundo detalha ainda o estudo, a falta de limpeza Ć© a principal reclamaĆ§Ć£o dos munĆ­cipes dirigida Ć  CĆ¢mara de Lisboa, liderada por Carlos Moedas (16.7%). JĆ” na autarquia de Rui Moreira (CĆ¢mara do Porto), 41.6% das queixas dos portuenses denunciam problemas com a IluminaĆ§Ć£o PĆŗblica. Na autarquia de Faro, as Obras motivam a maior fatia de reclamaƧƵes dos munĆ­cipes (25%).

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