Site icon Ipressjournal

Crescem as reservas em restaurantes na Semana Santa

Crescem as reservas em restaurantes na Semana Santa

Abril, é tempo de Semana Santa é tempo para uma mini férias, sobretudo dos nossos vizinhos peninsulares, que para além da vertente religiosa, têm uma enorme vontade de viajar e desfrutar de refeições em família ou com amigos em restaurantes.

Neste sentido, a gastronomia ocupa um lugar primordial nos planos dos portugueses para a Páscoa e tal é demonstrado pelos dados do TheFork, a app de reservas líder na Europa: as reservas online em restaurantes para esta semana estão a crescer 87% face a 2019, a última Páscoa celebrada antes da pandemia.

Nesta Semana Santa, os portugueses pretendem gastar uma média de 25€ por pessoa nas refeições efetuadas em restaurantes, sendo que quinta, sexta e sábado são os dias mais procurados e o jantar é o horário preferido. No caso específico da Madeira, esta distribuição altera-se ligeiramente, já que os dias preferidos são sexta, sábado e domingo.

Se olharmos para as preferências gastronómicas dos clientes, a cozinha portuguesa é a eleita por 31% dos utilizadores que já fizeram reservas para este período, seguindo-se a cozinha de inspiração mediterrânica e europeia, com 19% e 7% respetivamente.

O sul da Europa é dos destinos mais procurados pelos turistas para as férias da Páscoa e Portugal figura no TOP3 do continente – quem o diz é a plataforma online de busca de voos Jetcoast, uma tendência de franca recuperação que é confirmada pelo nível de reservas em hotelaria nas várias regiões do país, de norte a sul do país, ilhas incluídas. Desfrutando de uma localização privilegiada, um clima ameno, segurança e um elevado nível de vacinação contra a COVID-19, a diversificada oferta de Portugal assume-se assim como o local a estar nesta Semana Santa, tanto para os turistas estrangeiros como os nacionais.

Neste sentido, os destinos por excelência para as férias da Páscoa são também aqueles que mais crescem em número de reservas para restaurantes através do TheFork quando comparados com os dados de 2019. Falamos de cidades e regiões como o Funchal (+274%), Açores (+250%) e Faro (+150%). Braga, a cidade com mais tradição pascoal do país, figura também no topo da lista, com um aumento de 171%, ao lado de Santarém, que registou um crescimento significativo de 157%. Da mesma forma, as duas maiores cidades do país também acompanham este incremento de reservas em relação a 2019, sendo que a capital regista mais 52% e o Porto mais 113%.

O SEEN, um conceito de restauração único desenvolvido por Olivier, o Frade, o Frade dos Mares e o Clube de Fado reúnem a preferência dos utilizadores do TheFork para a semana da Páscoa em Lisboa. No Porto, o top é composto pela Casa de Chá da Boa Nova, restaurante estrela Michelin do Chef Rui Paula situado em Matosinhos, Flow restaurant & bar, de assinatura do Chef Rui Mingatos, e Restaurante Elemento, do Chef Ricardo Dias Ferreira. Já no Algarve, os três restaurantes com mais reservas são o 2 Passos na praia do Ancão, o Al Quimia, o espaço em Albufeira da responsabilidade do Chef Luís Mourão, e o Brava, em Almancil.

Partilhe:
Exit mobile version