Home » Ambiente & Natureza » Crias de golfinhos nascidos em 2023 no Sado já têm nome
Crias de golfinhos nascidos em 2023 no Sado já têm nome

Crias de golfinhos nascidos em 2023 no Sado já têm nome

As seis crias de golfinhos roazes-corvineiros que nasceram em 2023 no Estuário do Sado já têm nomes, Areias, Zeus, Alga, Concha, Azul e Troia, atribuídos por alunos das escolas dos concelhos de Setúbal, Palmela, Grândola e Alcácer do Sal, abrangidos por aquela Área Protegida, na sequência das ações dinamizadas pela Direção Regional do ICNF de Lisboa e Vale do Tejo.

Ao todo, participaram cerca de 150 alunos e alunas, do 3.º e 4.º ano, do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama, Setúbal, do Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos, Palmela, do Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal e do Agrupamento de Escolas de Grândola.

As crianças setubalenses, da Escola das Areias apadrinharam a cria da “Pirata” e da “Serrote” e deram-lhes os nomes de “Areias” e “Zeus”, respetivamente.

Em Palmela, as duas turmas da E. B. Alberto Valente, do Pinhal Novo, fizeram o apadrinhamento das crias da “Bisnau e do “Moisés”, atribuindo-lhes os nomes de “Alga” e “Concha”, respetivamente.

Mais a sul, a E.B. do Carvalhal, Grândola escolheu “Anil” para o nome da cria da “Azul”, enquanto na E.B. da Comporta, Alcácer do Sal, “Troia” foi o nome atribuído à cria da “Todi”.

A população de roazes-corvineiros da Reserva Natural do Estuário do Sado conta, atualmente, com 30 golfinhos. Todos podem ser identificados pela barbatana dorsal e todos têm um nome.

O Catálogo da população pode ser consultado em:
https://www.icnf.pt/api/file/doc/33df66477b47a78

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.