Home » Atualidade » Internacional » Cristina de Bourbon a irmã de Filipe VI de Espanha vai a julgamento

Cristina de Bourbon a irmã de Filipe VI de Espanha vai a julgamento

A Infanta Cristina de Bourbon, irmã de Filipe VI de Espanha, vai sentar-se no banco dos réus, por decisão do Juiz do Tribunal de Palma, indiciada pelo provável envolvimento no escândalo protagonizado por Iñaki Urdangarin, o marido, que é acusado de ser ter apropriado ilegalmente de fundos públicos, quando liderava o Instituto Nóos.

O Juiz decretou esta segunda feira, que a Infanta pelo fato de ser de origem real, está sujeita à lei como qualquer outro cidadão, impondo-lhe o pagamento nos próximos dias, de uma caução na ordem dos 2,7 milhões de euros, depois de já ter depositado 600.000 euros, exigidos pela procuradoria, por ter lucrado com os fundos fraudulentos, uriundos da Aizoom, a empresa que está no centro do fraude manobrado pelo marido.

Por sua vez Iñaki Urdangarin, terá de depositar à ordem do Tribunal, uma caução de 15 milhões de euros, para se manter em liberdade até à conclusão do julgamento.

O Juiz não aceitou as alegações do procurador anticorrupção e da defesa do Estado, que iam no sentido de não levar a Infanta a julgamento, porque segundo os mesmos, não existem indícios de delito que o justifiquem.

No banco dos réus, vão sentar-se mais 17 outras pessoas, todas elas indiciadas no mesmo caso, que no total, terão de pagar uma caução global na ordem dos 90 milhões de euros, para continuarem em liberdade até à leitura da sentença.

Segundo o El País, a procuradoria pede uma pena de 19 anos de prisão para Iñaki Urdangarin e uma multa de 3,5 milhões, pelos delitos de tráfico de influências, apropriação ilícita de fundos públicos, corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.