Home » Atualidade » Internacional » Cristina de Espanha e Iñaki ainda não pagaram a caução

Cristina de Espanha e Iñaki ainda não pagaram a caução

A Infanta Cristina de Espanha e o marido Iñaki Urdangarín, continuam sem conseguir cumprir a sentença do Juiz José Castro o instrutor do caso Nóos, relativamente ao pagamento da caução no valor total de 16 milhões de euros, que lhes foi imposta pelo tribunal.

Segundo o El País, o Juiz aceitou retirar o embargo que tinha imposto sobre parte da mansão no luxuoso bairro de ‘Pedralbes’ onde residiam, autorizando a venda, o que não tem sido fácil, devido à crise que o mercado imobiliário enfrenta, sobretudo naquele tipo de imóvel, o que os obrigou a vender a propriedade por 6.9€ milhões.

A luxuosa mansão que entre a compra, as obras e as reformas entretanto realizadas, para assegurar a habitabilidade em conformidade com o estatuto social, foi alvo de um investimento global na ordem dos 10€ milhões de euros, é, nestas circunstâncias, vendida por pouco mais de metade do valor que lhes custou.

Mas a história não acaba aí, porque desses 6.9 milhões de euros, o casal terá de liquidar com autorização do juiz, 4,39 milhões que estão em dívida à instituição bancária que financiou a compra, La Caixa, restando-lhes a diferença para cumprir parte da decisão judicial.

Somadas as contas e feitas as deduções, sobra-lhes apenas 2.4 milhões de euros, que terão de entregar por inteiro ao tribunal, contrariando a intensão que tinham, que era de, com o valor sobrante, pagar 253.000 euros que devem ao fisco de impostos pendentes de liquidação e 437.000 euros à La Caixa, para liquidar um seguro de crédito que devem desde 2010.

Intenções que o Juiz José Castro contrariou, com um despacho onde se lia que “bajo ningún concepto” a dívida tributária e o pagamento do seguro à La Caixa, são prioritários relativamente à decisão do tribunal, que obriga o pagamento da caução imposta.

Fazendo contas à vida, depois da mansão, dos anéis, das gargantilhas e das tiaras vendidas, há quem afirme em espanha, que só um empréstimo resolveria a questão, mas como nos bancos estão tapados e os amigos do círculo, deixaram de ser tão amigos como eram, não vai ser fácil cumprir a exigência do juiz, ou seja, resolver a caução, arriscando a que, como diz um ‘madrileño’ conhecido de “la calle de alcalá”, até poderão “quedar sin sol”.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.