Home » Atualidade » Internacional » Croácia é o 28º Estado membro da UE!

Croácia é o 28º Estado membro da UE!

Após dez anos de negociações, a Croácia faz finalmente parte da União Europeia, apesar do entusiasmo interno ter vindo a arrefecer, sobretudo porque sendo o desemprego, o seu maior problema, com a entrada no Clube da Europa, não se perspetiva uma solução no curto prazo.

O caminho tem sido muito longo desde o pedido de adesão, entretanto muita coisa mudou nesta Europa, nomeadamente o nível social e económico, por isso não surpreende que entre os próprios Croatas, já existam focos geradores de cépticos, mesmo com as instituições liderantes internas, a insistirem nas vantagens desta adesão.

Para Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, esta adesão “devolve o país ao seu lugar de direito no coração da Europa”.

A adesão “também é uma prova fresca do poder transformador da União Europeia. Destroçada por um conflito há apenas duas décadas, a Croácia é agora uma democracia estável, capaz de assumir as obrigações de membro da UE e de aderir aos padrões da UE”.

A Croácia é a partir de hoje, o 28.º estado-membro da União Europeia, uma adesão saudada por todos os governantes europeus.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.