Home » Sa√ļde » Cuidados a ter com os p√©s durante o ver√£o
Cuidados a ter com os pés durante o verão

Cuidados a ter com os pés durante o verão

Nos dias mais quentes é imprescindível que exista uma atenção redobrada com os seus pés. Os pés são uma das partes mais importantes do nosso corpo e, apesar de serem o alicerce da nossa postura, são esquecidos na maioria das vezes.

Durante o dia os p√©s est√£o expostos √† press√£o do cal√ßado, que por vezes n√£o √© adequado √† fisionomia do p√©, acabando por causar traumatismos repetitivos. A ado√ß√£o de uma postura incorreta devido ao cal√ßado e a aus√™ncia de cuidados podem tornar os p√©s mais vulner√°veis a diferentes patologias biomec√Ęnicas e/ou dermatol√≥gicas, contribuindo, assim, para o aparecimento de les√Ķes e problemas podol√≥gicos, como por exemplo: unhas encravadas, calos, micoses, xerose cut√Ęnea entre outros.

Como forma de prevenção é necessário adotar cuidados diários, tais como a lavagem com água e sabão de pH neutro ou sabão ozonizado; a secagem com uma toalha macia, com especial atenção entre os dedos; e a aplicação de loção hidratante para manter a pele dos pés suave e hidratada, o que acaba por prevenir fissuras e calosidades.

O calçado também é algo que deve ter sido em conta. Durante esta época, o uso de sapatos fechados e meias pode levar à concentração de humidade e, consequentemente, ao aparecimento de fungos e bactérias, sendo importante trocar de meias diariamente, bem como deixar o calçado a arejar preferencialmente 24 horas e se possível ao sol, antes de o calçar novamente.

Na praia, na piscina ou sempre que os p√©s estejam expostos ao sol, √© importante aplicar protetor solar, uma vez que a pele √© bastante sens√≠vel e, quando queimada, impossibilita que consigamos andar em perfeitas condi√ß√Ķes.

Caminhar descal√ßo tem as suas vantagens, principalmente no ver√£o, possibilitando que o p√© respire, ajudando, assim, a melhorar a circula√ß√£o sangu√≠nea. No entanto, √© importante ter algum cuidado, j√° que os p√©s acabam por ficar expostos a impurezas e a certos perigos. Evite caminhar descal√ßo em locais p√ļblicos, nas piscinas, balne√°rios ou hot√©is e utilize sempre chinelos para evitar o contacto com fungos e bact√©rias.

√Č importante manter os cuidados com os seus p√©s e estar atento aos sinais. No caso de d√ļvidas ou suspeita de algum problema deve contactar um Podologista.

F√°tima Carvalho, podologista respons√°vel pelo Centro Cl√≠nico do P√© ‚Äď Dr.¬™ F√°tima Carvalho

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.