Home » Sociedade » Notícia* » Cultura contemporânea: Ciclo Antecipar o Futuro
Cultura contemporânea: Ciclo Antecipar o Futuro

Cultura contemporânea: Ciclo Antecipar o Futuro

Antecipar o Futuro é uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II, da NTT DATA e d’O Espaço do Tempo, que decorre desde 2022. A segunda edição, que acontece de 11 a 14 de janeiro, no Auditório Carlos do Carmo em Lagoa.

Lagoa será palco de uma vasta programação de entrada livre – performances, conferências, mesas redondas e lançamentos – da qual faz parte a apresentação dos projetos vencedores da 2ª edição do Antecipar o Futuro: ‘VIATURAS’, de Ana Mula, e ‘Búzio’, de Ana Baptista.

Em cada ano, o programa Antecipar o Futuro atribui duas bolsas pecuniárias, para a realização de duas residências artísticas n’ O Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo, fornecendo assim as condições necessárias para a pesquisa e a investigação, motor fundamental dos processos de inovação e renovação.

O resultado destas residências é posteriormente apresentado no âmbito do Ciclo Antecipar o Futuro – um programa de cultura contemporânea, dedicado ao pensamento, à política, à tecnologia e à arte que há de vir. A segunda edição deste programa teve como vencedores os projetos Búzio, de Ana Baptista, e VIATURAS, de Ana Mula.

Antecipar o Futuro é coproduzida pela Câmara Municipal de Lagoa e pela BÓIA – Associação Cultural.

A primeira atividade, Pré-Programa, será uma oficina de Linguagem Inclusiva, sob orientação André Tecedeiro & Laura Falésia, que ocorrerá no Auditório Carlos do Carmo (Sala Polivalente) nas seguintes datas/horas:

08 janeiro • 14h00 -18h00

09 janeiro • 10h00 – 13h00

Trata-se de uma oficina para compreender o que é a linguagem inclusiva, a sua importância e ganhar competências para o uso de uma linguagem não sexista e equitativa do ponto de vista do género.

No seu decorrer, os participantes vão desenvolver literacia LGBTQIAP+, conhecer diferentes identidades de género e refletir sobre as suas próprias identidades. E ainda explorar diversos sistemas de linguagem sem marcação de género, descobrir como tornar um texto inclusivo e aplicar linguagem inclusiva em simulações de atendimento ao público.

Todas as atividades são de entrada livre.

Programação e inscrições ( já abertas ), aqui: https://bit.ly/3vgMQqE

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.