Home » Agenda » Festivais » Culturas e Ritmos do Mundo no FOLKFARO 2019
Culturas e Ritmos do Mundo no FOLKFARO 2019
Culturas e Ritmos do Mundo no FOLKFARO 2019

Culturas e Ritmos do Mundo no FOLKFARO 2019

O FOLKFARO, o maior festival de folclore que se realiza a Sul, arranca no próximo domingo (17)às 21H30, com a Gala de Abertura no Teatro das Figuras.

Vão estar representadas durante 9 dias, “Culturas e Ritmos do Mundo”, o que carateriza o FOLKFARO como uma verdadeira montra das músicas e danças do mundo. A cidade de Faro é o centro deste festival, mas muitas outras localidades algarvias vão conhecer diferentes coloridos e ritmos apresentados pelos grupos dos quatro cantos do mundo, que participam nesta edição do festival, de 17 a 25 de Agosto.

A Gala de Abertura marca o início do festival, que nesta edição, apresenta um programa repleto de espetáculos e inúmeras atividades, naquele que é um dos acontecimentos mais aguardados no verão cultural da capital algarvia.

Esta Gala contará com a participação do grupo anfitrião, e de seis grupos internacionais convidados. Os bilhetes para a Gala podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro, na BOL – Bilheteira online, ou ainda nas lojas FNAC e Worten.

Um Mundo que Canta e Dança!

Os grupos participantes foram selecionados entre mais de uma centena de propostas recebidas pela organização, estando confirmadas as presenças em todo o festival os seguintes países e grupos:

ARGENTINA – Asociación “Nuestras Raíces” (Rosario – Santa Fé)
COLÔMBIA – Ballet Folclórico Nacional Jaime Orozco (Bogotá)
ESLOVÁQUIA – FS Rozmarija (Presov)
ESPANHA – Grupo de Danzas Adolfo de Castro (Cádiz)
JAPÃO – Ensemble Sanyo Daiko Dan (Hiroshima)
TURQUIA – Penfolk Sarfolk (Pendik – Istambul)

Para além destes grupos internacionais a tempo inteiro, haverá participações pontuais de mais 4 grupos internacionais no palco do Passeio da Doca, num total de 10 presenças internacionais:

POLÓNIA – Folk Group Kompanija (Boguchwala)
MÉXICO – Compañia Nacional de Danza Folklórica (Cidade do México)
CHILE – BAFUT (Universidad de Tarapacá)
TAIWAN – Cho Shui River Art (Yunlin)

Como habitualmente, também as tradições portuguesas estarão representadas por prestigiados grupos folclóricos de diversas regiões de Portugal:

Grupo Folclórico de Barcelinhos (Baixo Minho)
Rancho Folclórico da C.P. Arcena – V.F. Xira (Ribatejo)
Rancho Folclórico S. Salvador de Grijó – V.N. Gaia (Douro Litoral)
Rancho Típico Sambrasense (S.B. Alportel)
Grupo Folclórico de Faro (organizador)

Espetáculos diários no Palco do Passeio da Doca

Os espetáculos diários em Faro, no Palco do Passeio da Doca, acontecem nas noites de 18 a 25 de Agosto, em simultâneo com a Feira dos Doces, Frutos Secos e Bebidas Regionais.

Em cada uma dessas noites, atuarão sucessivamente os diversos grupos estrangeiros, e também haverá lugar a outras expressões artísticas com algumas participações especiais: Clube de Danças João de Deus e Associação S. Brás Bailando e Sandra Cristo (intérprete do Hino do FolkFaro – “Unidos Por Um Laço”).

O FOLKFARO é o único festival do sul de Portugal com a certificação internacional do CIOFF®-Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais, uma organização não-governamental (ONG) com relações formais de consulta com a UNESCO, criada em 1970 com o objetivo de salvaguardar a promoção e difusão da cultura tradicional e do folclore. Está atualmente representado em mais de 70 países e reúne mais de 250 festivais internacionais em todo o mundo.

Programa Descentralizado e Inclusivo

O FolkFaro apresenta ainda diversos espetáculos nas freguesias de Faro e nos concelhos de Loulé, Olhão, S. Brás de Alportel, Tavira e Vidigueira, num total de 15 localidades. Diversos grupos do FolkFaro participarão nos festivais de Moncarapacho e da Luz de Tavira, em parceria com os grupos folclóricos locais. É renovada também a parceria com o Festival de Danzas de Villablanca (província de Huelva – Faro), com a partilha de grupos internacionais entre os dois festivais.

As Animações de Rua, na baixa e no Mercado Municipal, assim como os desfiles dos grupos da Pontinha ao Passeio da Doca, bem como as animações no Moto Clube de Faro e na “Tertúlia Algarvia” irão trazer um ambiente de alegria e festa à cidade.

Os Programas Especiais para crianças na Biblioteca e no Refúgio Aboim Ascensão, os programas para idosos em diversas instituições e um programa especial para os reclusos no Estabelecimento Prisional reforçam a componente social do festival.

Os Ateliers de Dança, diariamente na Escola EB 2,3 Santo António, irão permitir, aos mais curiosos, aprender e praticar um pouco das danças do mundo através dos grupos que nos visitam.

A Celebração Ecuménica na Igreja da Sé, no último dia, com uma mensagem de paz e união entre os povos, constitui também motivo de interesse deste festival.

O Voluntariado e a inserção do festival na comunidade são aspetos fundamentais do FolkFaro. Os voluntários asseguraram o bom funcionamento de diferentes áreas do festival: Comissão Organizadora, Alojamento, Cozinha e Refeitório, Transportes, Folk-Bar, Folk-Shop, Portaria, Secretariado, Apoio de Palco ou ainda acompanhando os Grupos como Guias.

Para além do apoio principal da Câmara Municipal de Faro, outras entidades públicas como a Direção de Cultura do Algarve, a Fundação Inatel, as Câmaras Municipais de Loulé e S. Brás, as Juntas de freguesia do concelho de Faro, Teatro Municipal de Faro, Ayuntamento de Villablanca, Fagar e Mercado Municipal apoiam ou colaboram com a organização do evento.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.