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CUPRA Formentor VZ5 um carro, várias formas de o sentir

CUPRA Formentor VZ5 um carro, várias formas de o sentir

Pode um carro ser perfeito para uma condução confortável, ir dos 0 aos 100 km/h em 4,1 segundos numa pista de corrida, e subir facilmente uma encosta de terra batida de 70%? Colocámos à prova o CUPRA Formentor VZ5, o modelo mais potente da marca, com o piloto de corridas Jordi Gené ao volante, acompanhado pelo Responsável de Desenvolvimento de Veículos Completos no Centro Técnico na SEAT S.A., Christoph Vierling. Um carro com cinco modos de condução para sentir a emoção em todos os terrenos.

* Adrenalina pura.

Tudo pronto na grelha de partida do circuito Motorland (Espanha). Para sentir toda a potência do CUPRA Formentor VZ5, Vierling dá algumas indicações a Jordi Gené: “Se queres arrancar muito depressa tens de usar o Launch Control. Liga o motor, escolhe o Modo CUPRA e coloca o ESC em sport, pressiona o travão a fundo e depois o acelerador. Espera que suba a 4.000 rpm e liberta o travão!”. O carro vai dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,2 segundos. “Super aceleração! É um arranque espetacular, como se estivéssemos numa corrida”, comenta Gené.

* Do Comfort ao modo CUPRA.

“Cada modo de condução tem o seu próprio caráter”, diz Vierling. “Com o Modo Comfort noto uma condução mais adaptada à estrada, muito suave. Sinto que, graças ao Controlo Dinâmico de Chassis (DCC), o carro comporta-se de forma fiel ao mover do volante”, afirma Gené. A desportividade aumenta com o Modo Sport. “Neste momento pode-se sentir muito mais a resposta do acelerador e o controlo do amortecimento”, acrescenta o responsável do veículo completo. A mudança para o Modo CUPRA aumenta ainda mais essa sensação. “Sinto imediatamente que a resposta do acelerador é mais firme e a volta é muito mais precisa”, explica o piloto da CUPRA.

* Tecnologia para a liberdade total de condução.

A alteração dos modos através do infotainment ativa as configurações predefinidas que ajustam o acelerador, a caixa de velocidades, a direção, e a resposta à suspensão. Além disso, podem ser regulados de forma evolutiva. “Temos a opção de mudar diretamente de um modo para outro e, a partir do Modo Individual, eles podem ser regulados para serem capazes de estabelecer um ponto intermédio”, explica Vierling. “Desta forma, o condutor pode personalizar os modos e colocar, por exemplo, num modo entre o Sport e o CUPRA. Assim, pode adaptar-se a diferentes terrenos para os desfrutar ao máximo e decidir que sensações quer viver em cada momento”, acrescenta.

* Todo o controlo nas mãos do piloto.

E chega o momento de experimentar o modo mais desportivo deste modelo, o Drift. Exclusivo do CUPRA Formentor VZ5, embora a sua utilização seja indicada apenas para condução em estrada fechada. “Deve confirmar através do infotainment que está num circuito”, diz Vierling. A partir desse momento o controlo eletrónico de estabilidade fica completamente desligado. Para o piloto Jordi Gené, é a experiência mais próxima de conduzir um dos seus carros de corrida. “Uau, é incrível! Sinto-me como uma criança. Ao usá-lo em pista, pode se ver que tem um desvio muito longo. Podem fazer-se muitos metros a virar com um ângulo muito agradável nas curvas a alta velocidade. Além disso, tem duas embraiagens no eixo traseiro que posso usar separadamente. Fantástico!”.

* Potência máxima, também offroad.

O piloto e engenheiro deixam a pista de velocidade do circuito Motorland para verificar a potência 4×4 do CUPRA Formentor VZ5, na pista de terra batida. “Este carro não é apenas desportivo, também é capaz de subir e descer declives até 70% sem problemas, graças à tração às quatro rodas”, afirma Vierling. “Desce sem ter de fazer nada, nem sequer travar”, acrescenta Gené. Além disso, é capaz de andar sobre três rodas sem perder tração e até supera encostas laterais de 36 graus.

Os números do CUPRA Formentor VZ5
Motor de 5 cilindros
Potência de 390 CV
Velocidade máxima 250 km/h (limitada eletronicamente)
Jantes de liga leve de 20 polegadas
Travões AKEBONO de 375 mm
7.000 unidades exclusivas

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